Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26759
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Identidade e diversidade no ensino de arte |
Título(s) alternativo(s): | Identity and diversity in art education |
Autor(es): | Silva, Cristiane Cândida dos Santos |
Primeiro orientador: | Melo, Roberta Maira de |
Primeiro membro da banca: | Sá, Raquel Mello Salimeno de |
Segundo membro da banca: | Silva, Elsiene Coelho da |
Resumo: | Explorar no ensino de arte assuntos como identidade e diversidade foi objetivo da pesquisa descrita nesta dissertação tendo em vista a possibilidade de os alunos desenvolverem, pela arte, um novo olhar para si e para o outro que possa minimizar atitudes de racismo, preconceito, discriminação e bullying entre os discentes. As ações e reflexões desenvolvidas na pesquisa buscaram construir uma educação voltada ao respeito às diversidades e às peculiaridades de cada discente. A pesquisa teve como lócus uma escola municipal periférica de Uberlândia (MG), onde os alunos viviam em um contexto de indisciplina, muitas vezes, gerado pelo bullying praticado entre eles. Em especial nas aulas de arte, essa condição impossibilitava a condução das aulas e o processo de ensino e aprendizagem. A investigação explora a forma como a identidade e as diferenças se traduzem no currículo (municipal) e o ensino de arte como meio possível para lidar com essas temáticas em sala de aula. Assim, a reflexão abrange currículo, bullying, identidade e diferenças e ensino de arte à luz de autores como Silva, Fante, Hall, Lino, Barbosa e Iavelberg. Palavras-chave: Bullying. Identidade. Diferenças. Arte. |
Abstract: | Exploring identity and diversity as subjects in art teaching was the main aim of the research presented in this dissertation in view of the possibility of students developing through art a new look at themselves and at the other that can minimize racism, prejudice, discrimination and bullying attitudes among them. Actions and thoughts developed in the research sought to build an education proposal focused on meeting each student’s own singularities. The research took place in a public school in Uberlândia city, MG, where students lived in a context of bad behavior, often generated by bullying among them. Especially in art teaching, this condition made it impossible to conduct classes and the teaching and learning process. The research explores how identity and differences appear in the (local) curriculum and art teaching as a means to deal with such themes in classroom. Thus, the discussion covers curriculum, bullying, identity, differences, and art teaching in light of authors such as Silva, Fante, Hall, Lino, Barbosa and Iavelberg. Keywords: Bullying. Identity. Differences. Art. |
Palavras-chave: | Bullying Identidade Diferenças Arte Bullying Differences Identity Art Arte - Estudo e ensino Arte na educação Prática de ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Referência: | SILVA, Cristiane Cândida dos Santos. Identidade e diversidade no ensino de arte. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.8 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26759 |
Data de defesa: | 9-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IdentidadeDiversidadeArte.pdf | 6.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.