Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26759
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identidade e diversidade no ensino de arte
Título(s) alternativo(s): Identity and diversity in art education
Autor(es): Silva, Cristiane Cândida dos Santos
Primeiro orientador: Melo, Roberta Maira de
Primeiro membro da banca: Sá, Raquel Mello Salimeno de
Segundo membro da banca: Silva, Elsiene Coelho da
Resumo: Explorar no ensino de arte assuntos como identidade e diversidade foi objetivo da pesquisa descrita nesta dissertação tendo em vista a possibilidade de os alunos desenvolverem, pela arte, um novo olhar para si e para o outro que possa minimizar atitudes de racismo, preconceito, discriminação e bullying entre os discentes. As ações e reflexões desenvolvidas na pesquisa buscaram construir uma educação voltada ao respeito às diversidades e às peculiaridades de cada discente. A pesquisa teve como lócus uma escola municipal periférica de Uberlândia (MG), onde os alunos viviam em um contexto de indisciplina, muitas vezes, gerado pelo bullying praticado entre eles. Em especial nas aulas de arte, essa condição impossibilitava a condução das aulas e o processo de ensino e aprendizagem. A investigação explora a forma como a identidade e as diferenças se traduzem no currículo (municipal) e o ensino de arte como meio possível para lidar com essas temáticas em sala de aula. Assim, a reflexão abrange currículo, bullying, identidade e diferenças e ensino de arte à luz de autores como Silva, Fante, Hall, Lino, Barbosa e Iavelberg. Palavras-chave: Bullying. Identidade. Diferenças. Arte.
Abstract: Exploring identity and diversity as subjects in art teaching was the main aim of the research presented in this dissertation in view of the possibility of students developing through art a new look at themselves and at the other that can minimize racism, prejudice, discrimination and bullying attitudes among them. Actions and thoughts developed in the research sought to build an education proposal focused on meeting each student’s own singularities. The research took place in a public school in Uberlândia city, MG, where students lived in a context of bad behavior, often generated by bullying among them. Especially in art teaching, this condition made it impossible to conduct classes and the teaching and learning process. The research explores how identity and differences appear in the (local) curriculum and art teaching as a means to deal with such themes in classroom. Thus, the discussion covers curriculum, bullying, identity, differences, and art teaching in light of authors such as Silva, Fante, Hall, Lino, Barbosa and Iavelberg. Keywords: Bullying. Identity. Differences. Art.
Palavras-chave: Bullying
Identidade
Diferenças
Arte
Bullying
Differences
Identity
Art
Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Prática de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Cristiane Cândida dos Santos. Identidade e diversidade no ensino de arte. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.8
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26759
Data de defesa: 9-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadeDiversidadeArte.pdf6.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.