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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26758
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Souza, Marcus Romano Salles Bernardes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T14:18:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T14:18:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Marcus Romano Salles Bernardes de. Validação do sensor Leap Motion Controller para o desenvolvimento de um jogo sério para a reabilitação virtual do antebraço humano. 2019. 226 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2130. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26758 | - |
dc.description.abstract | Rehabilitation therapy is the treatment of people with physical disabilities through continuous exercises, assisting them in their quality of life. However, the repetitive nature of these exercises can be interpreted as boring or discouraging, and patient motivation plays a key role in their recovery because it makes the process more tolerable. The virtual rehabilitation, which is therapy based on the use of serious games, came up with the goal of providing a local or remote intervention, through virtual reality devices. Serious games, whose primary purpose is not entertainment, have been widely used in therapies motivating patients and making the entire therapeutic process more enjoyable. The Leap Motion Controller is a device capable of tracking the user's hands and has been the object of study in several researches in the field of virtual rehabilitation. This dissertation presents the development of a serious game with the focus on virtual rehabilitation of the human forearm. Initially the experimental validation of the device was made in order to verify the feasibility of its use in rehabilitation therapy. From the observed results, considerations were made about its use in a serious game for this purpose. Following are the stages of the development of the serious game "You Can Cook Again", starting from its motivation, conception, showing the mechanisms developed for the best use of the game by the patient. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Reabilitação Virtual | pt_BR |
dc.subject | Virtual Rehabilitation | pt_BR |
dc.subject | Jogo Sério | pt_BR |
dc.subject | Serious Game | pt_BR |
dc.subject | Leap Motion Controller | pt_BR |
dc.subject | Leap Motion Controller | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.title | Validação do sensor Leap Motion Controller para o desenvolvimento de um jogo sério para a reabilitação virtual do antebraço humano | pt_BR |
dc.title.alternative | Validation of the Leap Motion Controller sensor for the development of a serious game for virtual rehabilitation of the human forearm | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Rogério Sales | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9474579551520236 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalini Junior, Aldemir Aparecido | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0387727577180664 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Siqueira, Adriano Almeida Gonçalves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2935052598064187 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3617839232008066 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Terapia de reabilitação é o tratamento de pessoas com incapacidades físicas através de exercícios contínuos, auxiliando-os em sua qualidade de vida. Contudo, a natureza repetitiva destes exercícios pode ser interpretada como entediante ou desestimulante e a motivação do paciente tem bastante importância em sua recuperação, pois deixa o processo todo mais tolerável. A reabilitação virtual, que é a terapia baseada na utilização de jogos sérios, surgiu com o objetivo da provisão de uma intervenção local ou remota, a partir de dispositivos de realidade virtual. Os jogos sérios, cujo propósito primário não é o entretenimento, têm sido amplamente utilizados em terapias motivando os pacientes e tornando todo o processo terapêutico mais agradável. O Leap Motion Controller é um dispositivo capaz de rastrear as mãos do usuário que tem sido objeto de estudo em diversas pesquisas no campo da reabilitação virtual. Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério com o foco na reabilitação virtual do antebraço humano. Inicialmente foi feita a validação experimental do dispositivo a fim de se verificar a viabilidade de seu uso em terapia de reabilitação. A partir dos resultados observados, foram feitas considerações sobre o seu uso em um jogo sério voltado para este fim. Em seguida, são apresentadas as etapas do desenvolvimento do jogo sério "You Can Cook Again" (Você pode cozinhar novamente), partindo de sua motivação, concepção, mostrando os mecanismos desenvolvidos para a melhor utilização do jogo pelo paciente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 227 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2130 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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