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dc.creatorSouza, Marcus Romano Salles Bernardes de-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:18:47Z-
dc.date.available2019-08-26T14:18:47Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcus Romano Salles Bernardes de. Validação do sensor Leap Motion Controller para o desenvolvimento de um jogo sério para a reabilitação virtual do antebraço humano. 2019. 226 f. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2130.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26758-
dc.description.abstractRehabilitation therapy is the treatment of people with physical disabilities through continuous exercises, assisting them in their quality of life. However, the repetitive nature of these exercises can be interpreted as boring or discouraging, and patient motivation plays a key role in their recovery because it makes the process more tolerable. The virtual rehabilitation, which is therapy based on the use of serious games, came up with the goal of providing a local or remote intervention, through virtual reality devices. Serious games, whose primary purpose is not entertainment, have been widely used in therapies motivating patients and making the entire therapeutic process more enjoyable. The Leap Motion Controller is a device capable of tracking the user's hands and has been the object of study in several researches in the field of virtual rehabilitation. This dissertation presents the development of a serious game with the focus on virtual rehabilitation of the human forearm. Initially the experimental validation of the device was made in order to verify the feasibility of its use in rehabilitation therapy. From the observed results, considerations were made about its use in a serious game for this purpose. Following are the stages of the development of the serious game "You Can Cook Again", starting from its motivation, conception, showing the mechanisms developed for the best use of the game by the patient.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectReabilitação Virtualpt_BR
dc.subjectVirtual Rehabilitationpt_BR
dc.subjectJogo Sériopt_BR
dc.subjectSerious Gamept_BR
dc.subjectLeap Motion Controllerpt_BR
dc.subjectLeap Motion Controllerpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleValidação do sensor Leap Motion Controller para o desenvolvimento de um jogo sério para a reabilitação virtual do antebraço humanopt_BR
dc.title.alternativeValidation of the Leap Motion Controller sensor for the development of a serious game for virtual rehabilitation of the human forearmpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rogério Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474579551520236pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Adriano Almeida Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2935052598064187pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3617839232008066pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoTerapia de reabilitação é o tratamento de pessoas com incapacidades físicas através de exercícios contínuos, auxiliando-os em sua qualidade de vida. Contudo, a natureza repetitiva destes exercícios pode ser interpretada como entediante ou desestimulante e a motivação do paciente tem bastante importância em sua recuperação, pois deixa o processo todo mais tolerável. A reabilitação virtual, que é a terapia baseada na utilização de jogos sérios, surgiu com o objetivo da provisão de uma intervenção local ou remota, a partir de dispositivos de realidade virtual. Os jogos sérios, cujo propósito primário não é o entretenimento, têm sido amplamente utilizados em terapias motivando os pacientes e tornando todo o processo terapêutico mais agradável. O Leap Motion Controller é um dispositivo capaz de rastrear as mãos do usuário que tem sido objeto de estudo em diversas pesquisas no campo da reabilitação virtual. Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério com o foco na reabilitação virtual do antebraço humano. Inicialmente foi feita a validação experimental do dispositivo a fim de se verificar a viabilidade de seu uso em terapia de reabilitação. A partir dos resultados observados, foram feitas considerações sobre o seu uso em um jogo sério voltado para este fim. Em seguida, são apresentadas as etapas do desenvolvimento do jogo sério "You Can Cook Again" (Você pode cozinhar novamente), partindo de sua motivação, concepção, mostrando os mecanismos desenvolvidos para a melhor utilização do jogo pelo paciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration227pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2130pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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