Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26734
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Paulino, Maria Júlia de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T18:16:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T18:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-03 | - |
dc.identifier.citation | PAULINO, Maria Julia de Almeida. Centro de terapias integrativas Salutê. 2018. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26734 | - |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Holístico | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Integrativa | pt_BR |
dc.subject | Salutogênese | pt_BR |
dc.title | Centro de terapias integrativas - Salutê | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Themis Lima Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4786476H7 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho Final de Graduação tem como proposta a elaboração de um projeto arquitetônico para um Centro de Terapias Integrativas, situado no município de Tupaciguara – MG, cujo atendimento público se estende a demanda das demais cidades vizinhas. Esse trabalho visa trazer a reflexão sobre os diferentes paradigmas que basearam a forma de perceber o mundo. Por muito tempo o corpo social esteve alienado aos princípios do paradigma newtoniano-cartesiano. Porém, devido às grandes problemáticas encontradas na sociedade, tornou-se necessário criar uma nova conscientização a fim de entender a base da crise planetária. Nesse sentido, diante o estudo de determinadas referências bibliográficas, tornou-se possível compreender que a crise que rege o mundo é denominada como crise de percepção. Seguindo essa linha de pensamento, o presente trabalho abordará assuntos que visam proporcionar uma conscientização sobre o ser, sobre a sociedade, sobre a cultura e sobre o ambiente. A fim de restaurar os valores e a conscientização perdida no meio das evoluções tecnológicas, científicas e industriais acompanhadas pelo processo da globalização. Ao entender o propósito de vida e a verdadeira essência do ser, será possível atingir uma forma de pensar o homem como um ser tríade: corpóreo, anímico e espiritual. Diante disso, a arquitetura e o ambiente externo serão considerados como influenciadores diretos da conscientização, percepção e da qualidade de vida de cada indivíduo. Assim, foram realizadas análises das condicionantes ambientais aliadas ao conceito projetual que lida com a arquitetura como estimuladora de percepções e sensações. Como consequência dessa forma de pensar, será apresentado um conceito de arquitetura, a arquitetura que promove a salutogênese, a conscientização e a percepção que garantirá a saúde e a qualidade de vida do ser dentro da teia da vida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 114 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Prancha 1.pdf | 87.77 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Prancha 2.pdf | 56.55 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Prancha 3.pdf | 78.39 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Pranchas 4 e 5.pdf | 10.81 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Pranchas 6 e 7.pdf | 10.43 MB | Adobe PDF | View/Open | |
CentroTerapiasIntegrativas.pdf | 96.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License