Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26723
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5998-0638
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Densidade de plantas no desenvolvimento e produtividade de fibra de algodão colorido
Título(s) alternativo(s): Plants density at development and yield of colored fiber cotton
Autor(es): Souza, Gabriela Santana
Primeiro orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro membro da banca: Mamede, Morgana Coelho
Segundo membro da banca: Medeiros, Luiza Amaral
Resumo: O algodoeiro herbáceo é uma oleaginosa que possui uma notável importância econômica no mundo e no Brasil pela sua produção de fibra natural, além de fornecer alimento animal e matéria prima (sementes) para a produção de óleo. A coloração da fibra é natural, e no decorrer das pesquisas que foram sendo desenvolvidas, adquirindo variedades de cores padrões de algodões coloridos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as densidades de semeadura no desenvolvimento em relação ao tempo e na produtividade do algodão de fibra colorida. O experimento foi realizado a campo, em Uberlândia-MG, na Fazenda Experimental Capim Branco, pertencente a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na área do Programa de Melhoramento Genético do Algodoeiro (PROMALG), na safra 2017/2018. Foi avaliado um genótipo de algodão de fibra colorida (UFU-16), nas densidades de 4, 8, 10, 12 e 14 plantas por metro. O experimento foi realizado em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Os fatores considerados foram populações de (40.000; 80.000; 100.000; 120.000; 140.000; plantas por hectare). As unidades experimentais apresentaram 4 metros de largura, 5 metros de comprimento e 4 linhas espaçadas de 1 metro entre linhas, sendo as duas centrais caracterizadas como área útil. Os caracteres morfológicos e agronômicos avaliados foram: a) Teor de Clorofila a e b (TCA e TCB), b) Índice de área foliar (IAF), c) Altura da planta (AP), d) Diâmetro caulinar (DC), e) Número de botões florais (NB), f) Número de flores (NF), g) Número de Maçãs (NM), h) Número de capulhos (NC), i) Produtividade de algodão em caroço (PAC), j) Rendimento de pluma (RF). Os dados foram submetidos à análise de variância dos quadrados médios pelo teste de F. As comparações das médias foram realizadas utilizando o teste de Duncan e produtividade e rendimento pelo teste de Tukey, (p<0,05). No desenvolvimento do algodoeiro as densidade influenciaram de maneira semelhante as características avaliadas (AP), (DC), (TCA e TCB) e (IAF), obtendo-se o mesmo padrão estatístico de desenvolvimento entre as plantas avaliadas. Já as características (NB), (NF), (NM) e (NC) apresentaram diferenças estatísticas dentro de cada densidade. A densidade de 12.000 plantas ha-1 obteve a menor produção (PAC) e para (RF) os resultados foram semelhantes. Pelos resultados obtidos, as densidades de plantas influenciaram no desenvolvimento e nas características morfológicas do algodoeiro. As diferentes densidades interferiram nos valores de produtividade.
Palavras-chave: Gossypium Hirsutum
Adensamento
Competição intraespecífica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Gabriela Santana de. Densidade de plantas no desenvolvimento e produtividade do algodão de fibra colorida. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26723
Data de defesa: 17-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DensidadePlantasDesenvolvimento.pdfTCC616.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.