Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Franciele Amaral Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2019-08-19T14:52:29Z-
dc.date.available2019-08-19T14:52:29Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Franciele Amaral Rodrigues dos. As ocupações secundaristas e a formação histórica e cidadã de jovens estudantes do ensino médio (Ituiutaba-MG, Brasil, 2016). 2019. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.948pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26717-
dc.description.abstractThis work proposes to investigate and reflect the experience of young high school students in the secondary occupation of the Governador Israel Pinheiro State School in Ituiutaba, Minas Gerais, Brazil, as a constitutive element of the historical formation and citizen education of secondary school students. It is an opportunity to rethink and reinforce experiences that allow the formation of historical thinking, beyond the classroom. The main objective of the development of this work was to analyze the contributions of the experience of secondary occupations, as a form of struggle, for historical formation and critical education of the young high school students. From this perspective, this work proposes to investigate and reflect on the experience of secondary occupations for the historical formation and citizenship formation of young high school students. It is an opportunity to rethink and reinforce experiences that allow the formation of historical thinking, beyond the classroom. The segment of this work closes theoretical dimensions and interventions in concrete experiences with the secondary students, with the purpose of stimulating the debate on the proposed theme, considering the many questions and the historical context of this event, being recent and dealing with the so - called immediate history. Through interviews we analyze the voices of the students who occupied the school through Oral History and present our perceptions about the results from the interpretation systematized by the theoretical debate presented throughout this work and we identify that the experiences experienced by the young students during the occupation of the State School Governador Israel Pinheiro in Ituiutaba-MG were collaborative for the process of historical and citizen formation when they put themselves in front of articulations and decisions in front of the public policies neglected to the right to a public Education, free and of quality.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectOcupação secundaristapt_BR
dc.subjectsecondary occupationpt_BR
dc.subjectFormação históricapt_BR
dc.subjecthistorical formationpt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectcitizen trainingpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectJuventude - Atividades políticaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Atividades políticaspt_BR
dc.titleAs ocupações secundaristas e a formação histórica e cidadã de jovens estudantes do ensino médio (Ituiutaba-MG, Brasil, 2016)pt_BR
dc.title.alternativeSecondary occupations and the historical and citizen training of young high school students (Ituiutaba-MG, Brazil, 2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730659T6pt_BR
dc.contributor.referee1Cerri, Luis Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784529J4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334651T9pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe investigar e refletir a experiência dos jovens estudantes do ensino médio na ocupação secundarista da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro em Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, como elemento constitutivo da formação histórica e formação cidadã dos secundaristas. Configura-se uma oportunidade de repensarmos e reforçarmos experiências que propiciam a formação do pensamento histórico, para além da sala de aula. O desenvolvimento deste trabalho teve como principal objetivo analisar as contribuições da experiência das ocupações secundaristas, como forma de luta, para formação histórica e formação cidadã crítica dos jovens estudantes do ensino médio. Nessa perspectiva, este trabalho propõe investigar e refletir sobre a experiência das ocupações secundaristas para a formação histórica e formação cidadã dos jovens estudantes do ensino médio. Configura-se uma oportunidade de repensarmos e reforçarmos experiências que propiciam a formação do pensamento histórico, para além da sala de aula. O segmento deste trabalho encerra dimensões teóricas e intervenções em experiências concretadas junto aos secundaristas, com o objetivo de estimular o debate sobre a temática proposta, considerando os muitos questionamentos e o contexto histórico desse evento, por ser recente e se tratar da chamada história imediata. Através de entrevistas analisamos as vozes dos estudantes que ocuparam a escola, através da História Oral e apresentamos nossas percepções acerca dos resultados a partir da interpretação sistematizada pelo debate teórico apresentado ao longo deste trabalho e identificamos que as experiências vivenciadas pelos jovens estudantes durante a ocupação da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro em Ituiutaba-MG foram colaborativas para o processo da formação histórica e cidadã quando se colocam a frente de articulações e decisões frente as políticas públicas negligenciadas ao direito a uma Educação pública, gratuita e de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration160pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.948pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OcupaçõesSecundaristasFormação.pdf5.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons