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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação em tempo integral: uma análise das implicações da política de ampliação da jornada escolar na rede estadual de Montes Claros/MG (2011-2014)
Título (s) alternativo (s): Full-time education: an analysis of the implications of the school day extension policy in the state network of Montes Claros / MG (2011-2014)
Autor: Souza, Edileia Alves Mendes
Primer orientador: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
Primer miembro de la banca: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Segundo miembro de la banca: Silva, Maria Vieira
Tercer miembro de la banca: França, Robson Luiz de
Cuarto miembro de la banca: Mauricio, Lucia Velloso
Quinto miembro de la banca: Rodrigues, Rosangela Silveira
Resumen: Neste estudo, inserido na Linha de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (Ppged) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), investigou-se, particularmente a partir da década de 1990, a política brasileira de educação de tempo integral (ETI) as quais enfatizam a necessidade de ampliação das experiências formativas dos alunos. O objetivo foi analisar as relações entre Estado, sociedade e as políticas públicas de educação no contexto da sociedade capitalista com foco na experiência do Projeto Estratégico Educação em Tempo Integral (Proeeti) em Montes Claros/MG no período 2011-2014, as contribuições, limites e possibilidades desse projeto para a formação de alunos dos anos finais do ensino fundamental na rede estadual de ensino. Numa abordagem dialética utilizou-se de análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo, esta última foi realizada em uma escola da cidade, cujos procedimentos para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas com gestoras e professoras e um grupo focal com alunos, ambos egressos do referido projeto. Em meio às recentes transformações decorrentes das reformas de Estado no processo mundial de globalização, a tendência foi de adoção de políticas educacionais de cunho neoliberal. A análise do Proeeti possibilitou entender que sua implementação ocorreu por cooptação, os seus processos organizativos se realizaram em estado de precarização e os seus resultados demonstraram uma ETI ainda de cunho assistencialista. O projeto trouxe contribuições à formação dos alunos, mas careceu de maiores investimentos de modo a ofertar uma educação, de fato, integral. Diante dos resultados corroborou-se a tese de que no contexto da sociedade capitalista, cuja essência radica-se na manutenção do status quo, a ETI tem representado, de certo modo, mais uma estratégia conservadora, travestida do discurso de formação para a cidadania. A ETI, muitas vezes norteada por um viés assistencialista e compensatório, amplia as funções da escola mesmo sem as condições materiais necessárias ao desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Políticas públicas educacionais forjadas em governos neoliberais tendem ideologicamente a escamotear a realidade como subterfúgio para atender aos interesses do capital, ao mesmo tempo em que as escolas consubstanciadas nos mesmos valores, também operam ideologicamente negando aquilo que se poderia propor no campo de uma formação crítica e participativa como possibilidade de suscitar provocações para a emancipação com ensejo de transformação social.
Abstract: In this study, inserted in the Line of Research State, Policy and Management of Education of the Program of Post-Graduation in Education (Ppged) of the Federal University of Uberlândia (UFU), the Brazil’s policy for integral education (IE), particularly from the 1990s, was investigated. It emphasizes the need to broaden the students' training experiences. The goal was to analyze the relations between State, society and public education policies in the context of capitalist society focused on the experience of the Strategic Project Education in Integral Time (SPEIT) in Montes Claros / MG in the period 2011-2014. And it also wanted to analyze the contributions, limits and possibilities of this project for the training of students of the final years of elementary school in the state education network. A dialectical approach was used for documentary analysis, bibliographical and field research. This one was carried out in a school from Montes Claros, whose procedures for data collection were semi-structured interviews with managers and teachers and a focus group with students, both of them coming from this project. Faced with the recent transformations resulting from state reforms in the globalization process, the tendency was to adopt neoliberal educational policies. The analysis of the Speit made it possible to understand that its implementation occurred by cooptation, its organizational processes were carried out in a state of precariousness and its results demonstrated an IE still under assistencialist nature. The project brought contributions to the training of students, but it needed more investments in order to offer an education integral indeed. In the light of the results, it was turned out the thesis that in the context of capitalist society, whose essence lies in maintaining the status quo, the IE somehow has represented another conservative strategy, transposed from the discourse of formation to citizenship. The IE, often guided by an assistencialist and compensatory bias, expands the functions of the school even without the necessary material conditions for development of the teaching-learning process. Public educational policies forged in neoliberal governments ideologically tend to conceal reality as a subterfuge to serve the interests of capital, while schools embodying the same values also operate ideologically denying what could be proposed in the field of critical and participatory as a possibility of provoking situations and contexts for emancipation with an objective for social transformation.
Palabras clave: Estado
Sociedade capitalista
Educação integral
Políticas públicas educacionais
Escola de tempo integral
Educação
Educação e estado
Educação de tempo integral - Montes Claros (MG)
Políticas públicas – Educação
State
Capitalist society
Integral education
Public educational policies
Full-time school
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SOUZA, Ediléia Alves Mendes. Educação de tempo integral: uma análise das implicações da política de ampliação da jornada escolar na rede estadual de Montes Claros/MG (2011-2014). 2019. 251f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.925
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.925
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26715
Fecha de defensa: 18-mar-2019
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