Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSá, Geraldo Alessandro Neves-
dc.date.accessioned2019-08-16T19:11:10Z-
dc.date.available2019-08-16T19:11:10Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationSÁ, Geraldo Alessandro Neves. Radar Agro: uma proposta de qualificação interdisciplinar a distância para o capital humano no agronegócio. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1007pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26713-
dc.description.abstractThis technical report presents the course of the development of a virtual learning environment in the Moodle platform called Radar Agro. As a result of an exploratory bibliographical and documentary research on rural entrepreneurship, branding, information technology and education, it is sought to find alternatives that allow a decomposition of agricultural commodities in Brazilian agribusiness. A commodity exploration and a high-risk economic activity, since agribusiness agents have no control over the selling price of their merchandise. Please inquire about the price through the supply and demand ratio. Sometimes markets are sold and sales prices below the cost of production, making agricultural activity unfeasible. In this sense, work with an aggregation of value to the products through a strategy of differentiation and obtain a greater control of the prices of the production, making possible the reach of new markets. However, without the educational process aimed at qualifying the rural producer as an entrepreneur, Brazil's agribusiness is limited to the segment of low value-added products. Considering the tradition, the courses of the Radar Agro educational platform seek to enable producers to manage their rural properties in a professional way through short courses, with an easily accessible didactic languagept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo Ruralpt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectRadar Agropt_BR
dc.titleRadar Agro: uma proposta de qualificação interdisciplinar a distância para o capital humano no agronegóciopt_BR
dc.title.alternativeRadar Agro: a proposal for distance interdisciplinary qualification for human capital in agribusinesspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778247Y7pt_BR
dc.contributor.referee1Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.referee2Araújo, Lucas Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4344103Z0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste relatório técnico apresenta o percurso do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem na plataforma moodle denominado Radar Agro. Fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter exploratório sobre o empreendedorismo rural, branding, tecnologia da informação e educação a distância, buscou-se construir uma plataforma educacional que pudesse impactar os agentes do agronegócio com conhecimento sobre posicionamento e construção do negócio no campo permitindo a descomoditização das commodities agrícolas no agronegócio brasileiro. A exploração de commodities é uma atividade econômica de alto risco, haja visto, que os agentes do agronegócio não possuem controle sobre o preço de venda da sua mercadoria. Portanto, o preço destes produtos é regulado pelo mercado internacional por meio da relação de oferta e demanda. Por vezes, os produtores são remunerados com preços de venda abaixo do custo de produção, tornando a atividade agropecuária inviável. Neste sentido, trabalhar com a agregação de valor aos produtos através de uma estratégia de diferenciação é uma forma de se obter maior controle dos preços da produção, viabilizando o alcance de novos mercados. No entanto, com a ausência de um processo educativo com o intuito de qualificar o produtor rural e torná-lo um empresário, o agronegócio brasileiro torna-se limitado ao segmento dos produtos de baixo valor agregado. Considerando essa conjuntura, os cursos da plataforma educacional Radar Agro procuram capacitar os produtores a gerir as suas propriedades rurais de maneira profissional por meio de cursos de curta duração, com uma linguagem didática e de fácil acesso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1007pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RadarAgroProposta.pdf3.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.