Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves Junior, João Bosco | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:19:13Z | - |
dc.date.available | 2019-08-08T19:19:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ALVES JUNIOR. João Bosco. Estudo e análise de impactos provocados pelo crescimento da frota de motocicletas na cidade de Uberlândia. 2017. 79 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26611 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Mobilidade Urbana | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de Tráfego | pt_BR |
dc.subject | Motocicletas | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.title | Estudo e análise de impactos provocados pelo crescimento da frota de motocicletas na cidade de Uberlândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6536994501942049 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sorrratini, José Aparecido | - |
dc.contributor.referee2 | Fernantes, Raquel Naiara | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi apresentar dados relacionados ao crescimento do número de motocicletas no Brasil e, principalmente, na cidade de Uberlândia a fim de demonstrar que tal fato requer atenção das autoridades públicas visto que o crescimento impacta negativamente na mobilidade urbana. O crescimento desordenado ocasiona uma série de prejuízos à sociedade como, por exemplo, aumento na incidência de congestionamentos, aumento do número de acidentes no trânsito que elevam os gastos públicos com hospitais, seguros obrigatórios, indenizações e crescimento dos níveis de poluição atmosférica, degradando a saúde, tanto do ser humano quanto do meio ambiente. O aumento do número de motocicletas deve ser monitorado pelo governo de modo a permitir um melhor planejamento do tráfego das cidades pelas autoridades públicas. Com isso existe urgência na criação de projetos e programas de educação permanentes para o trânsito e políticas públicas eficientes a fim de garantir mudanças de curto e longo prazo no comportamento da população. Dessa forma tal trabalho irá abordar as medidas relacionadas ao planejamento do tráfego que se referem às motocicletas e que buscam melhorar a mobilidade e diminuir os prejuízos citados, com o intuito de proporcionar à população das cidades uma melhor qualidade de vida. A abordagem neste estudo dar-seá utilizando-se a cidade de Uberlândia como estudo de caso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 79 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoAnáliseImpactos.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License