Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves Junior, João Bosco-
dc.date.accessioned2019-08-08T19:19:13Z-
dc.date.available2019-08-08T19:19:13Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationALVES JUNIOR. João Bosco. Estudo e análise de impactos provocados pelo crescimento da frota de motocicletas na cidade de Uberlândia. 2017. 79 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26611-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectPlanejamento de Tráfegopt_BR
dc.subjectMotocicletaspt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleEstudo e análise de impactos provocados pelo crescimento da frota de motocicletas na cidade de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee1Sorrratini, José Aparecido-
dc.contributor.referee2Fernantes, Raquel Naiara-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi apresentar dados relacionados ao crescimento do número de motocicletas no Brasil e, principalmente, na cidade de Uberlândia a fim de demonstrar que tal fato requer atenção das autoridades públicas visto que o crescimento impacta negativamente na mobilidade urbana. O crescimento desordenado ocasiona uma série de prejuízos à sociedade como, por exemplo, aumento na incidência de congestionamentos, aumento do número de acidentes no trânsito que elevam os gastos públicos com hospitais, seguros obrigatórios, indenizações e crescimento dos níveis de poluição atmosférica, degradando a saúde, tanto do ser humano quanto do meio ambiente. O aumento do número de motocicletas deve ser monitorado pelo governo de modo a permitir um melhor planejamento do tráfego das cidades pelas autoridades públicas. Com isso existe urgência na criação de projetos e programas de educação permanentes para o trânsito e políticas públicas eficientes a fim de garantir mudanças de curto e longo prazo no comportamento da população. Dessa forma tal trabalho irá abordar as medidas relacionadas ao planejamento do tráfego que se referem às motocicletas e que buscam melhorar a mobilidade e diminuir os prejuízos citados, com o intuito de proporcionar à população das cidades uma melhor qualidade de vida. A abordagem neste estudo dar-seá utilizando-se a cidade de Uberlândia como estudo de caso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration79pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoAnáliseImpactos.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons