Publicação:
A mitigação dos princípios justrabalhistas ante a nova perspectiva da autonomia de vontades introduzida pela lei nº 13.467/2017 na consolidação das leis do trabalho

Carregando...
Imagem de Miniatura

Direito de acesso

Data de embargo

Coleções

Programa

Área do conhecimento

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Coorientador

Resumo

O presente estudo analisará de que maneira a “Reforma” Trabalhista subverteu a lógica de proteção ao trabalhador dada pela CLT, fazendo prevalecer a autonomia de vontades sobre a lei, mitigando os princípios justrabalhistas e, consequentemente, precarizando as relações trabalhistas e empregatícias. Por meio da análise da legislação e dos entendimentos doutrinários e jurisprudenciais anteriores a lei 13.467/2017 firmados, o principal objetivo do trabalho é demonstrar como os princípios justrabalhistas são atenuados a partir do estudo de alguns institutos introduzidos pela “Reforma” Trabalhista (trabalho intermitente, empregado hipersuficiente, dispensas coletivas sem participação sindical), apresentando um sobrepujamento da legislação e enaltecimento da autonomia das vontades, atípico ao Direito do Trabalho, e que acaba por esvaziar o sentido de existência da seara trabalhista dentro do ordenamento jurídico brasileiro. A despeito da promessa de diminuição do desemprego, conclui-se que o intuito é aumentar ainda mais a exploração do trabalho obreiro com a falsa promessa de liberdade contratual, uma vez enfraquecida a força sindical, encontrando-se o trabalhador a mercê do capital. Assim, esse trabalho encontra sua importância perante as possíveis discussões futuras de inconstitucionalidade de tais institutos e da garantia de direitos constitucionalmente previstos aos trabalhadores.

Abstract

Palavras-chave

Princípios justrabalhistas, Labour principles, Reforma trabalhista, Retrocesso social, Labour reform, Social retrogression

Citação

D'OLIVEIRA, Alan Churchil. A mitigação dos princípios justrabalhistas ante a nova perspectiva da autonomia de vontades introduzida pela lei nº 13.467/2017 na consolidação das leis do trabalho. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia.

DOI

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto