Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26579
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci
Autor: Freitas, Bruno Duarte de
Primer orientador: Avellar, Ana Paula Macedo de
Resumen: Sendo o mercado de luxo um setor industrial que desperta o fascínio de diversos consumidores ao redor do mundo, o presente artigo busca entender qual a relação deste mercado com o Modelo Estrutura, Conduta e Desempenho (ECD) e as Estratégias Empresariais ao longo do século XX e, mais especificamente, pós 1990, focando a análise nas empresas Dior e Gucci. Com o referencial teórico, é possível destacar características do ambiente competitivo deste setor, sob o qual as empresas que nele estão inseridas vão escolher uma estratégia para diferenciar seus produtos e conseguirão melhor se posicionar contra estas forças competitivas. Desta forma, os resultados constatados derivados destas estratégias são excepcionais, mostrando um movimento de fusões e aquisições que despontou à partir da década de 1980 e mudou a configuração competitiva do mercado com o advento de grandes players manifestos em holdings, em sua grande maioria francesas, e indicam uma nova lógica mercadológica de um business mais aperfeiçoado do que antes.
Palabras clave: Modelo ECD
Estratégias empresariais
Mercado de luxo
Dior
Gucci
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FREITAS, Bruno Duarte de. Modelo ECD e estratégias empresariais no mercado de luxo: empresas Dior e Gucci. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26579
Fecha de defensa: 9-jul-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ModeloECDEstratégias.pdf485.63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.