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dc.creatorOliveira Júnior, Marcos Garcia de-
dc.date.accessioned2019-08-05T13:14:49Z-
dc.date.available2019-08-05T13:14:49Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Marcos Garcia de. Proposta para o estudo da polarização da luz no ensino médio através da medida de sua rotação em soluções opticamente ativas. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26498-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRotação ópticapt_BR
dc.subjectSacarosept_BR
dc.subjectPolarizaçãopt_BR
dc.titleProposta para o estudo da polarização da luz no ensino médio através da medida de sua rotação em soluções opticamente ativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Messias, Djalmir Nestor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684298964022080pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral, Jader de Souza-
dc.contributor.referee2Iwamoto, Wellington Akira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoMedidas simples de rotação óptica podem ser sensivelmente melhoradas sem o uso de quaisquer equipamentos caros. Os dados com e sem uma amostra são adquiridos em simultâneo enquanto se roda manualmente o analisador. Nesse trabalho, medimos as rotações ópticas de polarização em um sistema de uma amostra de água com diferentes concentrações de açúcar. Um feixe de uma fonte de luz é dividida em dois feixes detectados por dois sensores de luz. O primeiro feixe passa através de um polarizador e de um analisador, o segundo feixe também passa através de uma amostra. As amostras foram soluções coloidais de água e açúcar. As concentrações de açúcar usadas tiveram uma variação de 0,03 g/ml até 0,18 g/ml. Devido à facilidade de encontrar a rotação óptica de polarização, nós propomos o uso desta técnica no ensino médio, a fim de estudar essa importante propriedade da luz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA ATOMICA E MOLECULARpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

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