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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26498
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira Júnior, Marcos Garcia de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T13:14:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T13:14:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JÚNIOR, Marcos Garcia de. Proposta para o estudo da polarização da luz no ensino médio através da medida de sua rotação em soluções opticamente ativas. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26498 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Rotação óptica | pt_BR |
dc.subject | Sacarose | pt_BR |
dc.subject | Polarização | pt_BR |
dc.title | Proposta para o estudo da polarização da luz no ensino médio através da medida de sua rotação em soluções opticamente ativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Messias, Djalmir Nestor | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8684298964022080 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cabral, Jader de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Iwamoto, Wellington Akira | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Medidas simples de rotação óptica podem ser sensivelmente melhoradas sem o uso de quaisquer equipamentos caros. Os dados com e sem uma amostra são adquiridos em simultâneo enquanto se roda manualmente o analisador. Nesse trabalho, medimos as rotações ópticas de polarização em um sistema de uma amostra de água com diferentes concentrações de açúcar. Um feixe de uma fonte de luz é dividida em dois feixes detectados por dois sensores de luz. O primeiro feixe passa através de um polarizador e de um analisador, o segundo feixe também passa através de uma amostra. As amostras foram soluções coloidais de água e açúcar. As concentrações de açúcar usadas tiveram uma variação de 0,03 g/ml até 0,18 g/ml. Devido à facilidade de encontrar a rotação óptica de polarização, nós propomos o uso desta técnica no ensino médio, a fim de estudar essa importante propriedade da luz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA ATOMICA E MOLECULAR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
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