Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVieira, Frederico Freitas-
dc.date.accessioned2019-08-05T12:36:29Z-
dc.date.available2019-08-05T12:36:29Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationVIEIRA, Frederico Freitas. Competição, motivação e esporte escolar. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26490-
dc.description.abstractSport as a socio-cultural phenomenon encompasses physical and competitive activities for recreational, educational or professional purposes. School sports must pass through a pedagogical perspective, so that we do not only reproduce it, it is essential to reflect on sports in a broad and generalized way in all its areas of coverage, competition is one of them, and we know how it is already rooted in our classes so that we can not deny how important it is for the learning of children. The goal of this study is to identify the motivation of the students to engage in competitive school sports projects. The data was collected from students aged 11 to 17 who participated in team sports at the Minas Gerais School Games in 2018. We concluded that school competitions and sports competence are the main motivational factors for the students surveyed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsporte escolarpt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleCompetição, motivação e esporte escolarpt_BR
dc.title.alternativeCompetition, motivation and school sportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Cleber Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3769298289458064pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO esporte como fenômeno sociocultural abrange atividades físicas e competitivas com finalidade recreativa, educativa ou profissional. O esporte escolar deve passar por um olhar pedagógico, para que não apenas o reproduzamos, é essencial refletirmos sobre o esporte de forma ampla e generalizada em todas suas áreas de abrangência, a competição é uma delas, e sabemos como ela já está enraizada em nossas aulas de modo que não podemos negar o quão importante ela é para o aprendizado das crianças. O objetivo deste estudo é identificar os motivos que levam os alunos a se envolverem em projetos esportivos escolares com finalidades competitivas. Os dados foram coletados com alunos de 11 a 17 anos que participaram em esportes coletivos dos Jogos Escolares de Minas Gerais no ano de 2018. Concluímos que as competições escolares e a competência esportiva são os principais fatores motivacionais para os alunos pesquisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode60255350-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CompetiçãoMotivaçãoEsporte.pdfTCC580.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.