Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26468
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Utilização do cinema como estratégia em ensino de Física: relato de caso do filme Interestelar |
Autor(es): | Fraga, Wellington Gonçalves |
Primeiro orientador: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
Primeiro membro da banca: | Kagimura, Ricardo |
Segundo membro da banca: | Odashima, Mariana Mieko |
Resumo: | Hoje vivemos em um mundo onde a tecnologia a cada dia avança influenciando nas relações sociais e culturais de uma sociedade, diante de tal crescimento, o professor deve estar atento e recorrer a novas formas de linguagens e utilização da tecnologia na prática educacional dentro e fora das salas de aula. O cinema é uma ferramenta que vem crescendo cada vez mais, se tornando um importante meio de comunicação entre os estudantes. O cinema desperta o interesse entre os jovens e adultos, permitindo a projeção visual de nossas fantasias, com a criação de personagens, aventuras, romances, ficção científica que ganham vida nas telas. Devido a esse meio de comunicação, o cinema se tornou uma valiosa ferramenta para auxílio da prática de ensino e motivação do estudo em ciências, principalmente nas matérias de física, química, biologia e matemática, disciplinas que apresentam dificuldades onde os alunos, por conta da abordagem e conceitos de difícil abstração. Justamente com essas mudanças no cenário tecnológico, verifica-se que um filme atual de grande bilheteria seria capaz de auxiliar o professor dentro e fora de sala de aula, exibindo pequenos trechos do mesmo ou fora do âmbito das salas de aula. Devido às dificuldades encontradas pelos alunos sobre o tema física moderna, o filme Interestelar, estrelado em novembro de 2014, tem como tema principal os postulados da teoria da relatividade restrita e geral, que são conteúdos abordados em sala de aula. Para isso foram aplicados dois questionários. O primeiro anterior a exibição do filme e o segundo após a exibição. Ambos continham perguntas objetivas de modo que fosse possível comparar as respostas, levando em consideração motivação, satisfação e aprendizagem de conceitos físicos. Com os resultados dos questionários, foi possível verificar que os alunos obtinham um melhor entendimento sobre alguns conceitos de astronomia e relatividade, e houve um interesse considerável com relação ao tema abordado, e ao final da pesquisa, foi realizado um debate para esclarecer dúvidas relacionadas ao tema. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Física Moderna Teoria da relatividade Cinema Interestelar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FRAGA, Wellington Gonçalves. Utilização do cinema como estratégia em ensino de física: relato de caso do filme Interestelar. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26468 |
Data de defesa: | 1-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UtilizaçãoCinemaComo.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons