Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26467
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7473-3130
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-07-12
Título: Perfil formativo dos professores de química da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Título(s) alternativo(s): Training profile of the teachers of chemistry of Mesorregion of the Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Autor(es): Clemente, Alessandra Alves
Primeiro orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primeiro membro da banca: Marques, Deividi Marcio
Segundo membro da banca: Lima, Viviani Alves de
Resumo: A décadas, a educação no Brasil é algo que tem levantado grandes preocupações, especialmente sobre a qualidade educacional, a formação de professores, a entrada e a permanência de estudantes nos cursos de licenciatura, a valorização da profissão, as condições de trabalho e os incentivos à formação continuada. É, nesse sentido, que este trabalho caminha; pois, faz um levantamento do Perfil Profissional dos Professores de Química da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do Estado de Minas Gerais. O Perfil Profissional foi traçado pelo método de análise de conteúdo da Plataforma do Observatório do PNE, em que analisou-se a formação dos professores (Meta 15, do Plano Nacional de Educação) de química dessa Mesorregião. A Mesorregião apresentou resultados acima da média do Estado de Minas Gerais, Região Sudeste e do País, Brasil. Deste modo, 71,76% dos professores que atuam como professores da disciplina de química nas cidades da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba possuem licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na área de atuação, enquanto que no Estado esse percentual é de 63,88%, na Região Sudeste é de 55,59% e no Brasil os números são de 44,63% dos profissionais. Para realizar a discussão de tais resultados foi necessário também realizar o levantamento dos Centros Formativos de química na região e tipo de formação oferecida, das 73 Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de química na Mesorregião, 76,71% são cursos de licenciatura.
Abstract: For decades, education in Brazil has raised major concerns, especially about the quality of education, the training of teachers, the entry and stay of students in undergraduate courses, the valuation of the profession, working conditions and incentives training. It is, in this sense, that this work walks; therefore, does a survey of the Professional Profile of the Professors of Chemistry of the Mesoregion of the Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba of the State of Minas Gerais. The Professional Profile was traced by the content analysis method of the Observatory Platform of the PNE, in which the training of the chemistry teachers of that Meso-region was analyzed (Goal 15, of the National Education Plan). The Meso-region presented results above the average of the State of Minas Gerais, Southeast and Country, Brazil. Thus, 71.76% of the teachers who work as professors of the chemistry discipline in the cities of the Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba have a baccalaureate with pedagogical complementation in the area of performance, while in the State this percentage is 63.88 %, in the Southeast Region is 55.59% and in Brazil the numbers are 44.63% of professionals. To conduct the discussion of these results it was also necessary to carry out the survey of the Training Centers of chemistry in the region and type of training offered, of the 73 Higher Education Institutions that offer the course of chemistry in the Mesoregion, 76.71% are undergraduate courses.
Palavras-chave: Perfil profissional
Professores de química
Professional Profile
Teachers of Chemistry
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Clemente, Alessandra Alves. Perfil formativo dos professores de química da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Federal de Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26467
Data de defesa: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Química (licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerfilFormativoProfessores.pdfTCC931.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons