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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Lojas on-line: um estudo multicasos sobre o uso do instagram como estratégia de marketing de empresas de cosméticos de Uberlândia
Autor(es): Silva, Kathleen Félix
Primeiro orientador: Camargo, Cristiano
Primeiro membro da banca: Oliveira, Márcia Freire
Segundo membro da banca: Takimura, Miriam Tiemi
Resumo: A Internet se tornou algo essencial para a vida das pessoas, e para as empresas não poderia ser diferente. A partir da internet foram desenvolvidas mídias sociais que impactaram as relações entre as pessoas físicas pela força de comunicação, o que contemplou também as organizações, pois as mídias sociais tornaram-se importantes ferramentas como estratégia de marketing, ampliando a promoção e a comunicação entre a empresa e os clientes. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar as estratégias de marketing que as empresas de cosméticos usam na rede social Instagram e compreender como essas estratégias podem impactar na empresa. A pesquisa se qualifica como qualitativa de caráter descritivo, e através de entrevistas aplicadas por um questionário foi possível coletar os dados para a análise dos resultados. O roteiro de entrevista foi aplicado a sete empresárias entrevistadas da cidade de Uberlândia- MG. Como resultado foi possível verificar que, como o Instagram cresce cada dia mais e novos usuários se tornam aptos a utilizarem a rede social, fazendo com que os perfis comerciais se sintam cada vez mais atraídos a fazerem parte deste mundo, pois a rede social contribui para a melhorar a comunicação e divulgação entre a empresa e o cliente, sobretudo para atrair novos clientes. Os resultados indicam ainda que, dentre as funções que o aplicativo oferece para os seus usuários se destacaram as postagens no feed e nos stories. Outro ponto a ser notado foi que as lojas on-line possuem um baixo custo ou zero com o uso do Instagram, mostrando que qualquer empreendimento pode usar a rede social para melhorar o seu relacionamento com o cliente.
Abstract: The Internet has become something essential for people's lives, and for businesses it could not be different. From the internet, social media were developed that impacted the relations between physical persons by the communication force, which also contemplated the organizations, since the social media became important tools as a marketing strategy, increasing the promotion and communication between the company and customers. Thus, this study aims to analyze the marketing strategies that cosmetics companies use in the social network Instagram and understand how these strategies can impact the company. The research qualifies as qualitative descriptive character, and through interviews applied by a questionnaire it was possible to collect the data for the analysis of the results. The interview script was applied to seven interviewed women entrepreneurs from the city of Uberlândia - MG. As a result it was possible to verify that as Instagram grows every day more new users become able to use the social network, making the commercial profiles feel more and more attracted to be part of this world, because the social network contributes to the improve communication and communication between the company and the customer, especially to attract new customers. The results also indicate that among the functions that the application offers to its users, the posts in the feed and in the stories were highlighted. Another point to note was that on line stores have a low or zero cost with the use of Instagram, showing that any venture can use the social network to improve their relationship with the customer.
Palavras-chave: Marketing
Redes Sociais
Instagram
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Kathleen Félix. Lojas On-line: Um estudo multicasos sobre o uso do Instagram como estratégia de marketing de empresas de cosméticos de Uberlândia. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26465
Data de defesa: 24-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Administração

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