Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26458
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Gláucia Pereira de Queiróz-
dc.date.accessioned2019-08-02T14:06:48Z-
dc.date.available2019-08-02T14:06:48Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, Gláucia Pereira de Queiróz. Pinturas: Memórias Sobre Lona. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26458-
dc.description.abstractThe objective of this work was to explore the materiality of worn tarpaulins of trucks, giving them a new function within the artistic making: the support for pictorial productions. The elements that make up the production are presented: tarpaulin; photography, with the function of materialization of childhood memories; and the transfer process, used in the fusion of the images to the support. Afterwards, the artists who were the reference for the construction of the project: Carlos Vergara, Paulo Miranda and Aecio Sarti - contemporaries who use tarpaulin as support in their productions, each in its own specificity - and how they influenced my work. Subsequently, the work is presented step by step: discovery of the tarpaulin as a support; memoirs; experiments, passing through the painting and going to the stamping; and the fusion of image and support to achieve the goal of uniting my memories and the records of the tarpaulin to the tarpaulin itself. It was possible to investigate, in an extended way, alternative supports, experiments of materials, contemporary artists, personal collections (my photographs), construction of academic knowledge, reflections on memories, to get to this result that concretizes a process in which memories merged support and became, with the tarpaulin, a single work. Keywords: Tarpaulin. Support. Memories. Photography. Transfer.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLonapt_BR
dc.subjectTarpaulinpt_BR
dc.subjectSuportept_BR
dc.subjectSupportpt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectMemoriespt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectTransferpt_BR
dc.subjectTransferpt_BR
dc.titlePinturas: memórias sobre lonapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi explorar a materialidade de desgastadas lonas enceradas de caminhão, dando-lhes uma nova função dentro do fazer artístico: a de suporte para produções pictóricas. São apresentados os elementos que compõem a produção: a lona; a fotografia, com a função de materialização de memórias da infância; e o processo de transfer, utilizado na fusão das imagens ao suporte. Na sequência, vêm os artistas que foram referência para a construção do projeto: Carlos Vergara, Paulo Miranda e Aecio Sarti – contemporâneos que usam a lona como suporte em suas produções, cada um em sua própria especificidade – e como dialogaram com meu fazer. Posteriormente, o trabalho é apresentado passo a passo: descoberta da lona como suporte; memórias; experimentos diversos, passando pela pintura e chegando à estamparia; e a fusão imagem e suporte para atingir o objetivo de unir as minhas lembranças e os registros da lona, à lona em si. Foi possível investigar, de forma ampliada, suportes alternativos, experimentos de materiais, artistas contemporâneos, acervos pessoais (minhas fotografias), construção do conhecimento acadêmico, reflexões sobre memórias, e chegar a este resultado que concretiza um processo no qual as lembranças se fundiram ao suporte e se tornaram, com a lona, uma só obra. Palavras-chave: Lona. Suporte. Memórias. Fotografia. Transfer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration59 folhaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PinturasMemoriasSobre.pdfTCC1.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons