Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26458
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Gláucia Pereira de Queiróz | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T14:06:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-02T14:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gláucia Pereira de Queiróz. Pinturas: Memórias Sobre Lona. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26458 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work was to explore the materiality of worn tarpaulins of trucks, giving them a new function within the artistic making: the support for pictorial productions. The elements that make up the production are presented: tarpaulin; photography, with the function of materialization of childhood memories; and the transfer process, used in the fusion of the images to the support. Afterwards, the artists who were the reference for the construction of the project: Carlos Vergara, Paulo Miranda and Aecio Sarti - contemporaries who use tarpaulin as support in their productions, each in its own specificity - and how they influenced my work. Subsequently, the work is presented step by step: discovery of the tarpaulin as a support; memoirs; experiments, passing through the painting and going to the stamping; and the fusion of image and support to achieve the goal of uniting my memories and the records of the tarpaulin to the tarpaulin itself. It was possible to investigate, in an extended way, alternative supports, experiments of materials, contemporary artists, personal collections (my photographs), construction of academic knowledge, reflections on memories, to get to this result that concretizes a process in which memories merged support and became, with the tarpaulin, a single work. Keywords: Tarpaulin. Support. Memories. Photography. Transfer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Lona | pt_BR |
dc.subject | Tarpaulin | pt_BR |
dc.subject | Suporte | pt_BR |
dc.subject | Support | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Memories | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Transfer | pt_BR |
dc.subject | Transfer | pt_BR |
dc.title | Pinturas: memórias sobre lona | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Ana Helena da Silva Delfino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2979644366089603 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi explorar a materialidade de desgastadas lonas enceradas de caminhão, dando-lhes uma nova função dentro do fazer artístico: a de suporte para produções pictóricas. São apresentados os elementos que compõem a produção: a lona; a fotografia, com a função de materialização de memórias da infância; e o processo de transfer, utilizado na fusão das imagens ao suporte. Na sequência, vêm os artistas que foram referência para a construção do projeto: Carlos Vergara, Paulo Miranda e Aecio Sarti – contemporâneos que usam a lona como suporte em suas produções, cada um em sua própria especificidade – e como dialogaram com meu fazer. Posteriormente, o trabalho é apresentado passo a passo: descoberta da lona como suporte; memórias; experimentos diversos, passando pela pintura e chegando à estamparia; e a fusão imagem e suporte para atingir o objetivo de unir as minhas lembranças e os registros da lona, à lona em si. Foi possível investigar, de forma ampliada, suportes alternativos, experimentos de materiais, artistas contemporâneos, acervos pessoais (minhas fotografias), construção do conhecimento acadêmico, reflexões sobre memórias, e chegar a este resultado que concretiza um processo no qual as lembranças se fundiram ao suporte e se tornaram, com a lona, uma só obra. Palavras-chave: Lona. Suporte. Memórias. Fotografia. Transfer. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 59 folhas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PinturasMemoriasSobre.pdf | TCC | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License