Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Hérico Caixeta-
dc.date.accessioned2019-08-02T13:27:20Z-
dc.date.available2019-08-02T13:27:20Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Hérico Caixeta. Inovar-Auto e a evolução da produção e empregos na indústria automobilística brasileira. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26452-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovarpt_BR
dc.subjectAutopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectIndustrialpt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectAutomobilísticapt_BR
dc.titleInovar-Auto e a evolução da produção e empregos na indústria automobilística brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Botelho, Marisa dos Reis Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919093679710607pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Germano Mendes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2678047465053355pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Humberto Eduardo de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935427022662345pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6328221245984220pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO setor automobilístico ocupa papel central no debate de política industrial no Brasil, sendo amparado desde a instalação das primeiras montadoras nacionais, em meados do século XX, por medidas de incentivo e proteção. O Inovar-Auto foi uma das mais recentes políticas industriais para esse setor, implementado no governo Dilma Rousseff, que buscava a abertura de unidades fabris no país, em detrimento à importação de produtos acabados. Entre os mecanismos para a aplicação do Inovar-Auto havia a sobretaxa de 30% do IPI, que poderia ser isentado com o compromisso de investimento no Brasil, garantindo assim uma cota livre da taxa até que a fábrica ficasse pronta. Outra medida foi a redução progressiva do IPI à medida que a fabricante atingisse objetivos, como a capacitação de fornecedores, redução de emissão de poluentes e consumo energético dos veículos e investimento em P&D. Este trabalho buscou dados de emplacamentos de veículos, números de empregados e empresas de fabricação de veículos e autopeças para averiguar a influência do Inovar-Auto no setor. O cenário de crise econômica, a partir de 2015, diz muito da queda geral em vendas, empregos e empresas atuantes, mas foi possível constatar que o desincentivo tributário à automóveis importados fez com que sua participação retraísse, em favor da comercialização de auto veículos nacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIALpt_BR
dc.orcid.putcode60166693-
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InovarAutoEvolução.pdf322.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.