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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26452
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rodrigues, Hérico Caixeta | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T13:27:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-02T13:27:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Hérico Caixeta. Inovar-Auto e a evolução da produção e empregos na indústria automobilística brasileira. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26452 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inovar | pt_BR |
dc.subject | Auto | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Industrial | pt_BR |
dc.subject | Indústria | pt_BR |
dc.subject | Automobilística | pt_BR |
dc.title | Inovar-Auto e a evolução da produção e empregos na indústria automobilística brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Botelho, Marisa dos Reis Azevedo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0919093679710607 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula, Germano Mendes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2678047465053355 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Humberto Eduardo de Paula | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8935427022662345 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6328221245984220 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O setor automobilístico ocupa papel central no debate de política industrial no Brasil, sendo amparado desde a instalação das primeiras montadoras nacionais, em meados do século XX, por medidas de incentivo e proteção. O Inovar-Auto foi uma das mais recentes políticas industriais para esse setor, implementado no governo Dilma Rousseff, que buscava a abertura de unidades fabris no país, em detrimento à importação de produtos acabados. Entre os mecanismos para a aplicação do Inovar-Auto havia a sobretaxa de 30% do IPI, que poderia ser isentado com o compromisso de investimento no Brasil, garantindo assim uma cota livre da taxa até que a fábrica ficasse pronta. Outra medida foi a redução progressiva do IPI à medida que a fabricante atingisse objetivos, como a capacitação de fornecedores, redução de emissão de poluentes e consumo energético dos veículos e investimento em P&D. Este trabalho buscou dados de emplacamentos de veículos, números de empregados e empresas de fabricação de veículos e autopeças para averiguar a influência do Inovar-Auto no setor. O cenário de crise econômica, a partir de 2015, diz muito da queda geral em vendas, empregos e empresas atuantes, mas foi possível constatar que o desincentivo tributário à automóveis importados fez com que sua participação retraísse, em favor da comercialização de auto veículos nacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 35 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 60166693 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas |
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