Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes Filho, Paulo Nunes-
dc.date.accessioned2019-08-01T11:55:06Z-
dc.date.available2019-08-01T11:55:06Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationLOPES FILHO, Paulo Nunes. A inserção da indústria automobilística brasileira nas Cadeias Globais de Valor. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26399-
dc.description.abstractThe presente study aims to analyze the brazilian automotive industry through a context of the Global Value Chains (GVC), using the method “GVC Approach”. The emergence of the globalization phenomenon and its concepts, will be studied by using the term of international fragmentation of production and, by that, intend to show in which part of the value chain of this sector Brazil is. This will be done by collecting data from some data basis, as TiVA, OICA, ANFAVEA, UM COMTRADE, WTO e others obtained in the OECD website. The analysis of the brazilian insertion was done through data of foreign trade – exports and imports – and some indexes throughout the last decades, generated in the data bases mentioned before. These facts lead to the conclusion that Brazil is a strong regional player in Latin America, but doesn´t has any strength and relevance in the automotive global value chain.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectCadeias Globais de Valorpt_BR
dc.subjectIndústria Automobilísticapt_BR
dc.subjectFragmentação da Produçãopt_BR
dc.subjectGVC Approachpt_BR
dc.subjectFragmentação Internacional da Produçãopt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.titleA inserção da indústria automobilística brasileira nas Cadeias Globais de Valorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Avellar, Ana Paula Macedo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769259J8pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cássio Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7pt_BR
dc.contributor.referee2Loural, Marcelo Santorio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447914H4pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um estudo sobre a indústria automobilística brasileira a partir de um contexto das Cadeias Globais de Valor (CGV), tendo como base o método de estudo “GVC Approach”. Analisa-se o surgimento e os conceitos que levaram a esse fenômeno de globalização, por meio da fragmentação internacional da produção e, a partir disso, demonstra-se em qual parte da cadeia de valor o setor automotivo brasileiro se encontra, através de dados coletados em bases de dados como TiVA, OICA, ANFAVEA, UM COMTRADE, WTO e outros disponibilizados pela OCDE. A análise da inserção foi realizada através de dados de comércio exterior e indicadores ao longo das últimas décadas, gerados através das bases supracitadas, buscando demonstrar e concluindo que o Brasil é um forte player regional, mas ainda não possui grande relevância na cadeia de valor mundial automotivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InserçãoIndústriaAutomobilística.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons