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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26399
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lopes Filho, Paulo Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T11:55:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-01T11:55:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.identifier.citation | LOPES FILHO, Paulo Nunes. A inserção da indústria automobilística brasileira nas Cadeias Globais de Valor. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26399 | - |
dc.description.abstract | The presente study aims to analyze the brazilian automotive industry through a context of the Global Value Chains (GVC), using the method “GVC Approach”. The emergence of the globalization phenomenon and its concepts, will be studied by using the term of international fragmentation of production and, by that, intend to show in which part of the value chain of this sector Brazil is. This will be done by collecting data from some data basis, as TiVA, OICA, ANFAVEA, UM COMTRADE, WTO e others obtained in the OECD website. The analysis of the brazilian insertion was done through data of foreign trade – exports and imports – and some indexes throughout the last decades, generated in the data bases mentioned before. These facts lead to the conclusion that Brazil is a strong regional player in Latin America, but doesn´t has any strength and relevance in the automotive global value chain. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Cadeias Globais de Valor | pt_BR |
dc.subject | Indústria Automobilística | pt_BR |
dc.subject | Fragmentação da Produção | pt_BR |
dc.subject | GVC Approach | pt_BR |
dc.subject | Fragmentação Internacional da Produção | pt_BR |
dc.subject | Governança | pt_BR |
dc.title | A inserção da indústria automobilística brasileira nas Cadeias Globais de Valor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Avellar, Ana Paula Macedo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769259J8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Cássio Garcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735511Y7 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Loural, Marcelo Santorio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447914H4 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em um estudo sobre a indústria automobilística brasileira a partir de um contexto das Cadeias Globais de Valor (CGV), tendo como base o método de estudo “GVC Approach”. Analisa-se o surgimento e os conceitos que levaram a esse fenômeno de globalização, por meio da fragmentação internacional da produção e, a partir disso, demonstra-se em qual parte da cadeia de valor o setor automotivo brasileiro se encontra, através de dados coletados em bases de dados como TiVA, OICA, ANFAVEA, UM COMTRADE, WTO e outros disponibilizados pela OCDE. A análise da inserção foi realizada através de dados de comércio exterior e indicadores ao longo das últimas décadas, gerados através das bases supracitadas, buscando demonstrar e concluindo que o Brasil é um forte player regional, mas ainda não possui grande relevância na cadeia de valor mundial automotiva | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas |
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