Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26388
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9819-7977
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Eficácia de Inseticidas para Manejo da Broca-do-café Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867) (Coleoptera: Scolytidae)
Autor(es): Andrade, André Lopes de
Primeiro orientador: Celoto, Fernando Juari
Resumo: A broca do cafeeiro Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867) (Coleoptera: Scolytidae) é uma das principais pragas do café, pois provoca perdas na produtividade e qualidade do produto. O manejo da praga hoje consiste principalmente na utilização de inseticidas químicos. A colheita bem feita com a retirada de todos frutos da área é fundamental para que a praga não sobreviva na entressafra. O inseticida mais usado durante décadas para controle da broca foi o endosulfan, que foi banido do mercado em 2013, devido sua alta toxicidade. Neste sentido, são necessários novas pesquisas com novos inseticidas para controle da broca. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficácia de novas moléculas inseticidas para manejo de H. hampei. O experimento foi realizado na Fazenda Santa Rita, município de João Pinheiro - MG. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com seis tratamentos com quatro repetições sendo: Ciantraniprole (1,75 L/ha), Acetamiprido + Bifentrina (180g/ha), Abamectina + Clorantraniliprole (1L/ha), Etofenproxi (1,25L/ha), Metaflumizone (1,75L/ha) e testemunha sem aplicação. A cultivar utilizada foi o Icatu Amarelo IAC 2944. Cada parcela foi composta por quatro linhas espaçadas entre linhas de 3,8m, com 10m de comprimento, totalizando 152m2. A aplicação foi realizada com uma bomba motorizada equipada com duas pontas tipo cone e volume de calda 400 L/ha. Foram realizadas quatro avaliações semanais aos 0 (prévia) 7, 14, 21 e 28 dias após aplicação. Foram coletados 50 frutos no terço médio das plantas centrais de cada parcela, contando-se o número de frutos sadios, frutos broqueados com brocas vivas e mortas. Todos os inseticidas apresentaram eficácia no campo acima de 80%, exceto o Ciantraniliprole que proporcionou eficácia máxima de 66%. Os tratamentos com Acetamiprido + bifentrina, Abamectina + Clorantraniliprole e Metaflumizone apresentaram os melhores resultados ultrapassando 90% de eficácia, podendo ser indicados para o controle da broca-do-café.
Palavras-chave: Coffea arabica
Controle químico
MIP
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, André Lopes de. Eficácia de inseticidas para manejo da broca-do-café Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867) (COLEOPTERA: SCOLYTIDAE). 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26388
Data de defesa: 18-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EficáciaInseticidasPara.pdf283.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.