Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26385
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3654-7839
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Classificador LGBM aplicado na resolução do Desafio Plasticc do Telescópio LSST
Autor(es): Freitas Junior, Márcio Antônio de
Primeiro orientador: Albertini, Marcelo Keese
Primeiro membro da banca: Backes, André Ricardo
Segundo membro da banca: Carneiro, Murillo Guimarães
Resumo: Em 2019 será construído o telescópio Large Synoptic Survey Telescope (LSST) que irá revolucionar a identificação de fontes astronômicas. Esse telescópio irá descobrir de 10 a 100 vezes mais objetos do que jamais foi descoberto, possivelmente incluindo classes de objetos ainda desconhecidos pela astronomia. Diante do volume de dados que serão gerados, algoritmos capazes de identificar e ordenar os objetos observados são cruciais. Para desenvolverem tais algoritmos, O LSST Corporation em conjunto com equipes de pesquisadores criaram o The Photometric LSST Astronomical Time-Series Classification Challenge(PLAsTiCC)comointuitodeobtercolaboraçãodacomunidadededatascience e machine learning. Dito isso, esse trabalho de conclusão de curso constrói um modelo classificador para solucionar o problema proposto pelo PLAsTiCC. TalclassificadorempregaoalgoritmoLightGradientBoostingModel (LGBM)eexecutaas etapas de aprendizado e classificação sobre características extraídas do conjunto de dados fornecidos pela competição. Esses dados são simulações criadas a partir de observações astronômicas reais designadas a simular os dados reais que serão produzidos pelo LSST. As predições do classificador atingiram a pontuação de 1,651 calculada pela competição através de uma logarithmic loss function e, se submetido dentro do prazo da competição, alcançaria a 704a colocação dentre as predições dos 1094 times participantes. Futuramente, se forem aplicados mais alguns métodos de pré-processamento e extração de características como, por exemplo, executar uma interpolação das observações de cada objeto e contar a quantidade de mínimos locais, e testar outros algoritmos classificadores, como as redes neurais artificiais, a possibilidade de alcançar boas colocações é muito alta
Palavras-chave: Machine learning
Classificação
LSST
PLAsTiCC
Séries temporais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FREITAS JUNIOR, Márcio Antônio de. Classificador LGBM aplicado na resolução do Desafio PLAsTiCC do Telescópio LSST. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26385
Data de defesa: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClassificadorLGBMAplicado.pdf2.94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.