Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Juliana Alves-
dc.date.accessioned2019-07-25T19:33:33Z-
dc.date.available2019-07-25T19:33:33Z-
dc.date.issued2015-07-10-
dc.identifier.citationGOMES, Juliana Alves. Revisão bibliográfica sobre o Ensino de Física para Deficientes Visuais. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26355-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.titleRevisão bibliográfica sobre o Ensino de Física para Deficientes Visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.referee2Cavalheiro, Ademir-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, apresentamos trabalhos da literatura nacional que discutem abordagens pedagógicas para estudantes com deficiência visual. O principal objetivo deste estudo é conhecer quais são as metodologias, recursos e estratégias que possibilitam a inclusão destes estudantes nas aulas de física. Nossa investigação foi baseada em artigos publicados em periódicos relacionados ao ensino de física entre 2001 e 2015. Em nossa análise, identificamos 29 artigos subdivididos nas seguintes áreas: Óptica, Mecânica, Eletromagnetismo, Termologia, Física Moderna e Ensino de Física, que apresentam 33 experimentos e/ou artefatos que auxiliam a compreensão dos conceitos físicos. Nós concluímos que há poucos trabalhos neste sentido, e o primeiro passo para mudança é aumentar o interesse e melhorar a capacidade dos professores, tornando – os aptos a elaborar novas metodologias que incluam estudantes com deficiência visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Revisão bibliográfica sobre o Ensino de Física para Deficientes Visuais.pdf1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons