Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Lucas Wilian Gonçalves de-
dc.date.accessioned2019-07-25T19:31:24Z-
dc.date.available2019-07-25T19:31:24Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Wilian Gonçalves de. Revelando o invisível com uma Câmara de Nuvens através de uma Proposta Investigativa. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26350-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCâmara de nuvenspt_BR
dc.subjectRadiação ionizantept_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectAbordagem investigativapt_BR
dc.titleRevelando o invisível com uma Câmara de Nuvens através de uma Proposta Investigativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Perini, Ana Paula-
dc.contributor.referee2Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA radioatividade é um dos temas mais intrigantes da Física no imaginário popular. Tanto na educação básica quanto no ensino superior a radioatividade não recebe a devida atenção por motivos como baixo número de questões nos processos seletivos e formação deficiente de professores. Essa falta de conhecimento científico sobre o assunto abre espaço para concepções alternativas e mitos sobre o tema. Com o objetivo de promover o aprofundamento do conhecimento científico sobre radioatividade dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, este trabalho propõe uma abordagem investigativa para a utilização de uma câmara de nuvens em uma oficina, durante a décima edição da Semana da Física. Este equipamento possui grande potencial no processo de ensino e aprendizagem de radioatividade, pois permite a visualização da trajetória de radiações ionizantes, que são naturalmente invisíveis a olho nu. Foi utilizada uma metodologia quantitativa-qualitativa de estudo de caso para o desenvolvimento da pesquisa com enfoque nos processos. Os dados foram coletados através de questionários, gravação de áudio e observação. Os dados mostram que 50% dos participantes já conhecia a câmara de nuvens e que a maioria deles soube identificar corretamente os traços observados. A comparação entre as respostas escritas e os desenhos sobre os fenômenos revelou, no entanto, inconsistências conceituais sobre a natureza corpuscular e ondulatória da radioatividade. Além disso, a abordagem investigativa mostrou-se relevante durante as discussões e com relação ao envolvimento dos participantes com o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Revelando o Invisível com uma Câmara de Nuvens através de uma_Proposta Investigativa.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons