Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Denivan Ramos da-
dc.date.accessioned2019-07-25T17:05:30Z-
dc.date.available2019-07-25T17:05:30Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Denivan Ramos da. Uma proposta para demonstrações experimentais no ensino de Física: roteiro de experimentos de baixo custo. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26341-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDemonstraçãopt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectBaixo custopt_BR
dc.subjectPropostapt_BR
dc.subjectManualpt_BR
dc.titleUma proposta para demonstrações experimentais no ensino de Física: roteiro de experimentos de baixo custopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee1Tozoni, José Roberto-
dc.contributor.referee2Cavalheiro, Ademir-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs atividades experimentais propostas em sala de aula e os aspectos interdisciplinares da física refletem uma melhora na competência dos temas abordados, deste modo o principal objetivo desse trabalho é produzir um roteiro de experimentos de baixo custo que servirá de modelo para incentivar o professor a preparar e executar aulas com atividades práticas demonstrativas. Espera-se que essas atividades auxiliem os estudantes a desvincular pré-conceitos em relação aos cálculos, possibilitando que os mesmos tenham melhor aprendizado físico teórico e promovam um diálogo mais coerente com a realidade dos alunos. O público alvo são os professores de alunos onde as instituições de ensino são carentes de recursos didáticos experimentais. Em conjunto com a elaboração do manual, também se realizou uma consulta aos professores de física em exercício, foram escolhidas cinco escolas públicas do ensino médio buscando verificar as principais dificuldades e potencialidades na proposta do uso de experimentos em sala de aula, em especial o uso de práticas demonstrativas. Como resultado deste trabalho espera-se obter uma maximização da aprendizagem e uma melhor compreensão dos conceitos físicos abordados pelos estudantes e dirimir dificuldades de professores em utilizar pequenos experimentos demonstrativos, principalmente os de fácil produção e baixo custo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons