Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Denivan Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T17:05:30Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T17:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Denivan Ramos da. Uma proposta para demonstrações experimentais no ensino de Física: roteiro de experimentos de baixo custo. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26341 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Demonstração | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.subject | Baixo custo | pt_BR |
dc.subject | Proposta | pt_BR |
dc.subject | Manual | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para demonstrações experimentais no ensino de Física: roteiro de experimentos de baixo custo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tozoni, José Roberto | - |
dc.contributor.referee2 | Cavalheiro, Ademir | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As atividades experimentais propostas em sala de aula e os aspectos interdisciplinares da física refletem uma melhora na competência dos temas abordados, deste modo o principal objetivo desse trabalho é produzir um roteiro de experimentos de baixo custo que servirá de modelo para incentivar o professor a preparar e executar aulas com atividades práticas demonstrativas. Espera-se que essas atividades auxiliem os estudantes a desvincular pré-conceitos em relação aos cálculos, possibilitando que os mesmos tenham melhor aprendizado físico teórico e promovam um diálogo mais coerente com a realidade dos alunos. O público alvo são os professores de alunos onde as instituições de ensino são carentes de recursos didáticos experimentais. Em conjunto com a elaboração do manual, também se realizou uma consulta aos professores de física em exercício, foram escolhidas cinco escolas públicas do ensino médio buscando verificar as principais dificuldades e potencialidades na proposta do uso de experimentos em sala de aula, em especial o uso de práticas demonstrativas. Como resultado deste trabalho espera-se obter uma maximização da aprendizagem e uma melhor compreensão dos conceitos físicos abordados pelos estudantes e dirimir dificuldades de professores em utilizar pequenos experimentos demonstrativos, principalmente os de fácil produção e baixo custo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 39 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta para demonstrações experimentais no ensino de Física: roteiro de experimentos de baixo custo.pdf | 6.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License