Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26268
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar fertilizada com organomineral à base de lodo de esgoto com e sem bioestimulante
Author: Medeiros, Matheus Henrique
First Advisor: Kikuti, Hamilton
First member of the Committee: Moraes, Emmerson Rodrigues de
Second member of the Committee: Kikuti, Ana Lúcia Pereira
Summary: O setor sucroenergético busca tecnologias sustentáveis para o sistema de produção de cana-de-açúcar. O uso de fertilizantes orgânicos e estimulantes enraizadores em busca de aumento de produtividade e diminuição de custos de produção são objetos de discussão no setor agrícola. O objetivo do trabalho foi avaliar a resposta inicial da cultura a adubação organomineral à base de lodo de esgoto com e sem bioestimulante. O experimento foi implantado em área de expansão de canavial com solo arenoso e baixa fertilidade. Foi implantado na indústria de etanol Vale do Tijuco, situado no Rio do Peixe, distrito de Prata, MG - Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em fatorial 5 x 2 +1 sendo cinco doses, com e sem bioestimulante mais um adicional (adubação mineral) em quatro repetições. As doses foram em função da recomendação de adubação de plantio, consistindo: 100 % com fonte mineral; 0, 60; 80; 100 e 120 % (Com e Sem Bioestimulante) da fonte organomineral a base de biossólido. Avaliou-se o percentual de cobertura vegetal da planta sobre o solo, perfilhamento, área foliar, diâmetro do colmo e altura de plantas. O adubo organomineral de lodo de esgoto foi eficaz, favorecendo e incrementando o desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar. O uso de bioestimulante não contribui para o desenvolvimento inicial da cultura. A adubação com fertilizante organomineral a base de biossólido é semelhante à adubação com fertilizante mineral, para o mesmo percentual de recomendação.
Keywords: Saccharum spp.
Fertilizantes
Biossólido
Reguladores hormonais
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MEDEIROS, Matheus Henrique. Desenvolvimento Inicial da cana-de-açúcar fertilizada com organomineral à base de lodo de esgoto com e sem bioestimulante. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26268
Date of defense: Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoInicialCana.pdf883.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.