Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26268
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0992-3517
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar fertilizada com organomineral à base de lodo de esgoto com e sem bioestimulante
Autor(es): Medeiros, Matheus Henrique
Primeiro orientador: Kikuti, Hamilton
Primeiro membro da banca: Moraes, Emmerson Rodrigues de
Segundo membro da banca: Kikuti, Ana Lúcia Pereira
Resumo: O setor sucroenergético busca tecnologias sustentáveis para o sistema de produção de cana-de-açúcar. O uso de fertilizantes orgânicos e estimulantes enraizadores em busca de aumento de produtividade e diminuição de custos de produção são objetos de discussão no setor agrícola. O objetivo do trabalho foi avaliar a resposta inicial da cultura a adubação organomineral à base de lodo de esgoto com e sem bioestimulante. O experimento foi implantado em área de expansão de canavial com solo arenoso e baixa fertilidade. Foi implantado na indústria de etanol Vale do Tijuco, situado no Rio do Peixe, distrito de Prata, MG - Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em fatorial 5 x 2 +1 sendo cinco doses, com e sem bioestimulante mais um adicional (adubação mineral) em quatro repetições. As doses foram em função da recomendação de adubação de plantio, consistindo: 100 % com fonte mineral; 0, 60; 80; 100 e 120 % (Com e Sem Bioestimulante) da fonte organomineral a base de biossólido. Avaliou-se o percentual de cobertura vegetal da planta sobre o solo, perfilhamento, área foliar, diâmetro do colmo e altura de plantas. O adubo organomineral de lodo de esgoto foi eficaz, favorecendo e incrementando o desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar. O uso de bioestimulante não contribui para o desenvolvimento inicial da cultura. A adubação com fertilizante organomineral a base de biossólido é semelhante à adubação com fertilizante mineral, para o mesmo percentual de recomendação.
Palavras-chave: Saccharum spp.
Fertilizantes
Biossólido
Reguladores hormonais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MEDEIROS, Matheus Henrique. Desenvolvimento Inicial da cana-de-açúcar fertilizada com organomineral à base de lodo de esgoto com e sem bioestimulante. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26268
Data de defesa: Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvimentoInicialCana.pdf883.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.