Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26249
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8078-4893 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O projeto de esnino e suas contribuições para a formação inicial de um professor de matemática |
Author: | Belo, João Erivaldo |
First Advisor: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
First coorientator: | Pereira, Mariana Martins |
First member of the Committee: | Lopes, Érika Maria Chioca |
Second member of the Committee: | Pereira, Lúcia Resende |
Summary: | O ensino de Matemática hoje no Brasil, a partir das considerações de educadores levantadas neste trabalho, vem enfrentando muitos desafios. Infelizmente, o ensino nos últimos anos vem sendo pautado por processos mecânicos, repetitivos e totalmente desprovidos de significado para os alunos. Em consequência disso, avaliações externas como ENEM, PISA e SAEB mostram baixo desempenho dos alunos na disciplina de Matemática. Muitas vezes o aluno não compreende o papel da Matemática, suas relações com a vida cotidiana e aplicações nas diversas áreas do conhecimento. Há uma necessidade emergente de que professores revejam suas práticas educativas afim de proporcionar aos alunos um ensino de qualidade, que seja capaz de possibilitar analisar, julgar e avaliar situações do cotidiano, das mais simples as mais complexas. Neste estudo tivemos como objetivo investigar e analisar quais contribuições a participação em um projeto de ensino pode oferecer para a formação inicial de um futuro professor de matemática, minimizando ou até mesmo transformando crenças de ensino de matemática originadas durante sua vida escolar. Além disso, proporcionar ao professor ou futuro professor, reflexões relativas às ações metodológicas propostas em sala de aula para o ensino da Matemática, podendo por meio de um projeto de ensino ou outra proposta que possibilite a pesquisa, integração, discussão e elaboração de propostas significativas, oferecer ao aluno um ensino que desenvolva conceitos matemáticos e, consequentemente, uma aprendizagem conceitual que o possibilite resolver problemas do cotidiano, adentrar ao mercado de trabalho e analisar, avaliar, julgar e tomar decisões em situações mais complexas. |
Abstract: | Mathematics teaching in Brazil today, from the considerations of educators raised in this study, has been facing many challenges. Unfortunately, teaching in recent years has been based on mechanical processes, which are repetitive and totally meaningless to the students. As a result of this, external tests such as ENEM, PISA and SAEB show low performance of the students in mathematics. Very often the students do not understand the role of mathematics, its relationships with daily life and the applications in the several areas of knowledge. There is an emerging need for the teachers to review their educational practices in order to provide the students with quality teaching that is capable of analyzing, judging and evaluating everyday situations, from the simplest to the most complex ones. In this study we aim to investigate and analyze which contributions the participation in a teaching project can contribute to the initial formation of a future teacher of mathematics, minimizing or even transforming mathematical teaching beliefs originated during his/her school life. In addition, providing to the future teacher or other teachers, reflections on the methodological actions proposed in classroom for the teaching of mathematics, through a teaching project or proposal of research, integration and execution of proposals, which offers the student a teaching that develops mathematical concepts and, consequently, a conceptual learning that makes possible to solve daily problems, enter the labor market and analyze, evaluate, judge and make decisions in more complex situations. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem de Matemática Crenças Formação inicial de professor de matemática Projeto de ensino |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | Belo, João Erivaldo Belo. O projeto de ensino e suas contribuições para a formação inicial de um professor de matemática. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26249 |
Date of defense: | 10-Jul-2019 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projetoensinocontribuições.pdf | TCC | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License