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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Vida, pensamento e obras do professor Júlio Cesar de Mello e Souza - Malba Tahan: o ensino de matemática nas primeiras décadas do século XX
Título(s) alternativo(s): Life, thought and works of the teacher Júlio Cesar de Mello e Souza - Malba Tahan: the teaching of mathematics in the first decades of the 20th century
Autor(es): Santos, Anderson Oramísio
Primeiro orientador: Oliveira, Guilherme Saramago de
Primeiro membro da banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Barauna, Silvana Malusa
Terceiro membro da banca: Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
Quarto membro da banca: Davi, Tânia Nunes
Resumo: A pesquisa busca apresentar a importância de Júlio César de Mello e Souza, cujo pseudônimo é Malba Tahan, para o cenário do ensino e aprendizagem da Matemática na atualidade. A pesquisa apresenta as influências de Malba Tahan para o fortalecimento e aprimoramento da Educação Matemática, com as discussões e criação da disciplina Matemática no Colégio Pedro II, em 1927, a partir do I Movimento de Modernização da Matemática realizado na Alemanha, bem como sua participação como professor, autor de manuais didáticos durante a Reforma Educacional Francisco Campos em 1931, que constituiu-se na primeira iniciativa de organização nacional da educação brasileira. Através de seu conjunto de decretos ficaram sistematizados diferentes graus e etapas de ensino, dentre eles, o Ensino Secundário e Reforma Educacional Gustavo Capanema de 1942, deu nova organização ao Ensino Secundário, criando o ginásio de quatro anos e os cursos clássico e científico de três anos. A abordagem metodológica foi a pesquisa documental e bibliográfica. Chervel (1990) define a primeira tarefa do historiador das disciplinas escolares que é estudar os conteúdos explícitos no ensino disciplinar. Assim, para o estudo dos conteúdos disciplinares o pesquisador beneficia-se com várias documentações, como exemplo, os manuais didáticos. Os principais elementos constituidores da pesquisa trazem uma breve história de sua vida, obra e discurso pedagógico, do seu nascimento ao reconhecimento mundial. Buscando elucidar as mudanças no ensino de Matemática, no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, elegemos seis manuais didáticos de autoria do professor Júlio Cesar de Mello e Souza – Malba Tahan e co-autores do período de 1931 a 1942, com a finalidade de investigar as orientações dadas para o ensino de matemática no período de movimento de Escola Nova e a ligação com outras áreas do conhecimento, que representa uma possibilidade de estudar uma etapa histórica importante para o desenvolvimento da matemática escolar no Brasil. Como teriam os manuais didáticos interpretado as determinações das reformas e como ficou modificada a matemática escolar de uma reforma para outra. No decorrer da pesquisa e construção do nosso trabalho, podemos afirmar que o professor e escritor Júlio César de Mello e Souza sugeriu o uso de tecnologias em sala de aula, a utilização da História da Matemática, a apresentação de Matemática Recreativa, os Jogos Matemáticos e, principalmente, o uso de situações-problema como ponto de partida para a introdução de conteúdos matemáticos, propiciando ao leitor conhecimentos mínimos das temáticas por ele abordadas, o que pode ser rico instrumento de motivação para o ensino e aprendizagem de Matemática, além de enfatizarmos suas ideias e formas de atuação pedagógica.
Abstract: The research seeks to present the importance of Júlio César de Mello e Souza, whose pseudonym is Malba Tahan, for the teaching and learning of Mathematics. The research presents the influences of Malba Tahan for the strengthening and improvement of Mathematics Education, with the discussions and creation of Mathematics in Colégio Pedro II, in 1927, from the I Movimento de Modernização da Matemática in Germany, as well as his participation as professor, author of didactic textbooks during the Francisco Campos Educational Reform in 1931, that was the first initiative of national organization of Brazilian education. Through its set of decrees different degrees and stages of teaching were systematized. Among them, Gustavo Capanema Secondary Education and Educational Reform of 1942, which gave new organization to Secondary Education, creating the four-year gymnasium and the classic and scientific courses of three years. The methodological approach was documentary and bibliographic research. Chervel (1990) defines the first task of the historian of school subjects that is to study explicit content in disciplinary teaching. Thus, for the study of disciplinary contents the researcher benefits from several documents, such as textbooks. The main elements of the research bring a brief history of his life, work and pedagogical discourse, from his birth to world recognition. In order to elucidate the changes in the teaching of Mathematics, in the process of teaching and learning in Mathematics, we chose six didactic manuals authored by Professor Júlio Cesar de Melloe Souza - Malba Tahan and co-authors from the period 1931 to 1942. The purpose was to investigate the guidelines given for the teaching of mathematics in the period of the New School movement and the connection with other areas of knowledge. That represents a possibility to study an important historical stage for the development of school mathematics in Brazil. Another issue is how would the didactic manuals interpret the determinations of the reforms and how the school mathematics of one reform was changed to another. Thus, we can point out that the teacher and writer Júlio César de Mello e Souza suggested the use of technologies in the classroom, the use of the History of Mathematics, the presentation of Recreational Mathematics, Mathematical Games and, mainly the use of situation-problems as a starting point for the introduction of mathematical contents. That provided the reader with a minimum knowledge of the themes addressed by him, which can be a rich motivating tool for the teaching and learning of Mathematics, besides emphasizing its ideas and forms of pedagogical activity.
Palavras-chave: Matemática
Mathematics
Ensino
Aprendizagem
Teaching
Learning
Matemática estudo e ensino Séc. XX
Tahan, Malba 1895 1974
Matemática estudo e ensino Brasil História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SANTOS, Anderson Oramísio. Vida, pensamento e obras do professor Júlio Cesar de Mello e Souza - Malba Tahan: o ensino de matemática nas primeiras décadas do século XX. 2019. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.912.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.912
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26197
Data de defesa: 22-Fev-2019
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