Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26173
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Secagem de cascalho de perfuração via micro-ondas com agitação
Alternate title (s): Drying of drilling gravel by microwave with shaking
Author: Carvalho, Leonardo Lima de
First Advisor: Pereira, Marina Seixas
First member of the Committee: Ataíde, Carlos Henrique
Second member of the Committee: Mota, Ana Carolina Silva
Summary: Em processos de perfurações de poços de petróleo, o transporte de fragmentos de rochas suscitado pelas brocas é realizado através de fluidos de perfuração. No Brasil, há um maior uso de bases sintéticas como fluidos de perfuração, devido ao seu baixo coeficiente de atrito e menor custo operacional. Entretanto, a alta toxidade e baixa biodegradabilidade desses fluidos na natureza apresenta a necessidade de um processo de separação desses materiais, descontaminando o cascalho e permitindo o seu descarte no meio ambiente. Atualmente, o equipamento utilizado para separação é a centrífuga filtrante; entretanto, esse equipamento trabalha a uma margem de teor de contaminante muito próxima ao solicitado pela legislação ambiental, operando de maneira sobrecarregada. É nesse contexto que surge a possibilidade de estudo da técnica de secagem de cascalho contaminado via micro-ondas, visto que esse método apresenta alta eficiência de remoção, menores problemas operacionais, além de aquecimento seletivo de materiais e alto nível de segurança e automação. Vários estudos presentes na literatura foram concebidos verificando a influência da temperatura, da vazão de inerte, teor inicial de fluido, tipo de rocha e agitação mecânica na secagem via micro-ondas. Observou-se que a eficiência da secagem é função da energia específica utilizada no sistema e que a agitação mecânica demonstra, a priori, bons resultados. Visando analisar esse fenômeno, o presente trabalho teve por objetivo verificar a influência da agitação mecânica no leito utilizando energias específicas variadas e comparando com a literatura experimentos similares. Observou-se que o aumento da energia específica do sistema melhora a secagem do cascalho e que o equipamento de agitação mecânica interfere na eficiência, devido ao campo elétrico e à absorção de ondas eletromagnéticas pelos metais presentes no forno micro-ondas, concluindo que as suas partes mecânicas, a depender do tipo de material, podem diminuir a eficiência do processo. Como sugestão de trabalhos futuros, a elaboração de projetos de agitadores mecânicos com materiais de baixa tangente de perda, como polímeros, pode ofertar resultados promissores à secagem via micro-ondas.
Keywords: Secagem
Agitação
Micro-ondas
Cascalho de perfuração
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Leonardo Lima de. Secagem de cascalho de perfuração via micro-ondas com agitação. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26173
Date of defense: 20-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SecagemCascalhoPerfuração.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.