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dc.creatorBento, Pollyana Fernandes-
dc.date.accessioned2019-07-18T15:38:35Z-
dc.date.available2019-07-18T15:38:35Z-
dc.date.issued2019-02-08-
dc.identifier.citationBENTO, Pollyana Fernandes. Modelo dinâmico e termodinâmico para motor linear de pistão livre. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.339pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26168-
dc.description.abstractSubject of several academic research and some applications in the industry, linear machines have great potential to replace conventional internal combustion engines. Such machines make it possible to minimize losses and maximize power, therefore, the study of these machines is of paramount importance for efficient and feasible energy utilization. The direct combination of a free piston engine with a linear generator is called free-piston engine generator (FPEG). It is considered an alternative non-conventional electric power generator. This work aims to develop a mathematical and numerical model of a linear free-piston generator. The modeling consisted of the development of a thermodynamic model, which gives the pressure inside the combustion chamber, and a dynamic model of a spring mass system, which defines the force due to the pressure inside the combustion chamber as excitation. The coupling of both models allowed the study and simulation of the thermal cycle, as well as the analysis of the following parameters: geometric parameters of the engine, pressure, loads, forces and mass / spring assembly. The results obtained were satisfactory when compared to data obtained in the scientific literature.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor a pistão livrept_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectGerador a motor a pistão livrept_BR
dc.subjectGerador a motor de pistão livrept_BR
dc.subjectModelagem numéricapt_BR
dc.subjectGerador a motor de pistão livre - Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectFree piston enginept_BR
dc.subjectRee-piston engine generatorpt_BR
dc.subjectNumerical modelingpt_BR
dc.titleModelo dinâmico e termodinâmico para motor linear de pistão livrept_BR
dc.title.alternativeDynamic and thermodynamic model for linear free piston motorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Marcelo Braga-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Solidônio Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Duarte, Marcus Antônio Viana-
dc.contributor.referee2Mariano, Felipe Pamplona-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080876953270521pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoTema de diversas pesquisas acadêmicas e algumas aplicações na indústria, às máquinas lineares apresentam grande potencial para substituir motores convencionais de combustão interna. A possibilidade da minimização da perda de energia e maximização da potência torna o estudo dessas máquinas de suma importância, para um aproveitamento energético eficiente e viável. O gerador a motor de pistão livre (FPEG- Free-Piston Engine Generator) é considerado uma alternativa de mecanismo não convencional de geração de energia elétrica, sendo a combinação direta de um motor de pistão livre com o um gerador linear. O objetivo desse trabalho é implementar e desenvolver um modelo matemático e numérico de um gerador linear de pistão livre. A modelagem consistiu no desenvolvimento de um modelo termodinâmico, que obtém a pressão no interior da câmara de combustão, e um modelo dinâmico de um sistema de massa de mola, que define à pressão no interior da câmara de combustão como a força de excitação. O acoplamento de ambos os modelos permitiu o estudo e simulação do ciclo térmico, bem como a análise dos seguintes parâmetros: parâmetros geométricos do motor, pressão, cargas, forças e montagem massa / mola. Os resultados obtidos foram satisfatórios quando comparados aos dados obtidos na literatura científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.339pt_BR
dc.orcid.putcode59648560-
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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