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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26155
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2020-5946 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação ambiental não formal na proteção da fauna silvestre: reflexões sobre uma exposição fotográfica |
Título (s) alternativo (s): | Non-formal environmental education in protecting wildlife: reflections on a photographic exhibition |
Autor: | Costa, Rafaela Victória Bittencourt |
Primer orientador: | Tavares Júnior, Melchior José |
Primer miembro de la banca: | Tôrres, Natalia Mundim |
Segundo miembro de la banca: | Hora, Aline Santana da |
Resumen: | O presente estudo trata-se de uma ação de Educação Ambiental não formal, ocorrida em 2019, no Museu de Biodiversidade do Cerrado em Uberlândia/MG, através de uma exposição fotográfica composta por 29 imagens de animais vitimados pela ação antrópica. Utilizamos o método qualitativo para perceber, por meio da escrita espontânea dos visitantes, se uma atividade dessa natureza tem potencial para sensibilizar as pessoas em relação à proteção da fauna silvestre. A partir de 155 registros obtidos, elaboramos um instrumento de análise com três categorias: Registro Participativo (RP), Registro Coletivo (RC) e Registro Individualizado (RI). Quantitativamente, os resultados sugerem que o potencial de sensibilização da exposição fotográfica é limitado. Qualitativamente, os resultados sugerem um potencial para a sensibilização de alguns sujeitos. Este estudo ainda possibilitou questionar se a ideia de sensibilização não está sendo superestimada nas diversas ações de Educação Ambiental, sendo esta discussão importante para o desenvolvimento desse campo de conhecimento. |
Abstract: | The presente study is about a Non-Formal Environmental Education project in the year of 2019 in the Museu de Biodiversidade do Cerrado in Uberlândia – MG, through a photographic exhibition of 29 images of animals victimized by anthropic action. A qualitative method was utilized to see if such an action has the potential to sensibilize people regarding wildlife protection, by analyzing spontaneous writing from visitors. From the 155 obtained registers, a method of data analysis was developed with three categories: Participative Register (RP), Collective Register (RC) and Individualized Register (RI). Quantitatively speaking, the results suggest a limited potential of the the photographic exhibition for sensibilization. Qualitatively, the results suggest potential for sensibilization of a few subjects. This study also allowed us to question if the ideia of sensibilization is being overestimated in the many Environmental Education actions. This discussion is important for the development of this field of knowledge. |
Palabras clave: | Educação Ambiental não formal Non-formal Environmental Education Sensibilização Sensitization Exposição fotográfica Photographic exhibition |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | COSTA, Rafaela Victória Bittencourt. Educação Ambiental não formal na proteção da fauna silvestre: reflexões sobre uma exposição fotográfica. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26155 |
Fecha de defensa: | 10-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Medicina Veterinária |
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