Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26155
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2020-5946
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação ambiental não formal na proteção da fauna silvestre: reflexões sobre uma exposição fotográfica
Título (s) alternativo (s): Non-formal environmental education in protecting wildlife: reflections on a photographic exhibition
Autor: Costa, Rafaela Victória Bittencourt
Primer orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primer miembro de la banca: Tôrres, Natalia Mundim
Segundo miembro de la banca: Hora, Aline Santana da
Resumen: O presente estudo trata-se de uma ação de Educação Ambiental não formal, ocorrida em 2019, no Museu de Biodiversidade do Cerrado em Uberlândia/MG, através de uma exposição fotográfica composta por 29 imagens de animais vitimados pela ação antrópica. Utilizamos o método qualitativo para perceber, por meio da escrita espontânea dos visitantes, se uma atividade dessa natureza tem potencial para sensibilizar as pessoas em relação à proteção da fauna silvestre. A partir de 155 registros obtidos, elaboramos um instrumento de análise com três categorias: Registro Participativo (RP), Registro Coletivo (RC) e Registro Individualizado (RI). Quantitativamente, os resultados sugerem que o potencial de sensibilização da exposição fotográfica é limitado. Qualitativamente, os resultados sugerem um potencial para a sensibilização de alguns sujeitos. Este estudo ainda possibilitou questionar se a ideia de sensibilização não está sendo superestimada nas diversas ações de Educação Ambiental, sendo esta discussão importante para o desenvolvimento desse campo de conhecimento.
Abstract: The presente study is about a Non-Formal Environmental Education project in the year of 2019 in the Museu de Biodiversidade do Cerrado in Uberlândia – MG, through a photographic exhibition of 29 images of animals victimized by anthropic action. A qualitative method was utilized to see if such an action has the potential to sensibilize people regarding wildlife protection, by analyzing spontaneous writing from visitors. From the 155 obtained registers, a method of data analysis was developed with three categories: Participative Register (RP), Collective Register (RC) and Individualized Register (RI). Quantitatively speaking, the results suggest a limited potential of the the photographic exhibition for sensibilization. Qualitatively, the results suggest potential for sensibilization of a few subjects. This study also allowed us to question if the ideia of sensibilization is being overestimated in the many Environmental Education actions. This discussion is important for the development of this field of knowledge.
Palabras clave: Educação Ambiental não formal
Non-formal Environmental Education
Sensibilização
Sensitization
Exposição fotográfica
Photographic exhibition
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Rafaela Victória Bittencourt. Educação Ambiental não formal na proteção da fauna silvestre: reflexões sobre uma exposição fotográfica. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26155
Fecha de defensa: 10-jul-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Medicina Veterinária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoAmbientalNão.pdf770.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons