Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26137
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8121-7196
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Preparação, caracterização e aplicações de acetato butirato de celulose como fase estacionária para cromatografia líquida de alta eficiência
Autor: Ambrósio, Isabela Sayuri
Primer orientador: Faria, Anizio Marcio de
Resumen: A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é a técnica de separação amplamente difundida no meio acadêmico e industrial, devido ao seu vasto campo de aplicação e alta capacidade de separar e quantificar diversas substâncias. No entanto, a CLAE apresenta dois principais problemas, sendo o primeiro a grande geração de resíduos orgânicos tóxicos e de difícil tratamento, proveniente de sua fase móvel (FM), outro problema é a dificuldade de separar substâncias polares nas fases comerciais convencionais (C8 e C18). Nesse trabalho, foi utilizada a celulose, polímero natural hidrofílico de ampla disponibilidade, modificada com anidridos de cadeia curta tais como anidrido acético e butírico, para produzir um material com maior retenção para compostos polares e com possibilidade de atuação na modalidade de cromatografia líquida de fase aquosa (PALC), a qual requer uma porcentagem de água > 70 % na FM, reduzindo o consumo de solvente orgânico. O polímero acetato butirato de celulose (ABC) foi sintetizado e empregado como recobrimento polimérico das fases estacionárias Si(ABC). As fases foram caracterizadas físico-química e cromatograficamente. Espectros de infravermelho confirmaram a presença do derivado celulósico na fase, através de estiramentos de C=O e C-H característicos do polímero. As micrografias indicaram que mesmo após a imobilização do ABC sobre a sílica, as partículas mantiveram características morfológicas adequadas para empacotamento em colunas de aço inox. A partir das análises cromatográficas, verificou-se que a fase Si(ABC) atua no modo fase reversa separando eficientemente substâncias por mecanismos de interações hidrofóbicas e hidrofílicas devido aos grupos acetato e butirato, modificadores da celulose. A fase Si(ABC) apresentou seletividade estérica intrínseca, que pode ser atribuída à quiralidade da celulose. A aplicação bem sucedida da fase Si(ABC) na separação de uma mistura de composto polares e na separação de fármacos altamente polares com uma alta porcentagem de água em sua FM mostrou a eficácia desse material como fase estacionária para a CLAE na separação de compostos polares. Em conclusão, foi possível empregar a celulose modificada com grupos orgânicos de cadeia curta como revestimento de fase estacionária para cromatografia líquida, apresentando potencialidades de aplicação na pesquisa e na indústria química, além de atuar na modalidade PALC gerando menor quantidade de resíduos orgânicos nas análises.
Palabras clave: Compostos polares
HPLC
Acetato butirato de celulose
Cellulose acetate butyrate (CAB)
Fases estacionárias
Stationary phases
PALC
PALC
Fármacos
Pharmaceutical compounds
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AMBRÓSIO, Isabela Sayuri. Preparação, caracterização e aplicacações de acetato butirato de celulose como fase estacionária para cromatografia líquida de alta eficiência. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26137
Fecha de defensa: 10-jul-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PreparaçaoCaracterizaçaoAplicaçoes.pdf1.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons