Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26127
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Guerra, Ana Clara | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T16:46:27Z | - |
dc.date.available | 2019-07-17T16:46:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Ana Clara. A imaginação da escuta do ouvinte como estímulo para a composição de música eletroacústica. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26127 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Música eletroacústica | pt_BR |
dc.subject | Imaginação da escuta | pt_BR |
dc.subject | Escuta espectromorfológica | pt_BR |
dc.subject | Escuta semiótica | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.title | A imaginação da escuta do ouvinte como estímulo para a composição de música eletroacústica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barreiro, Daniel Luís | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9231522389312679 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Traldi, Cesar Adriano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6022645968535320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, André Campos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0640395027024026 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0819315912991125 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Com essa pesquisa procurou-se investigar de que maneiras seria possível fomentar a composição de obras eletroacústicas a partir de considerações, encontradas na bibliografia, sobre a imaginação da escuta do ouvinte no contexto eletroacústico. Para tanto, foram realizadas escutas de obras com foco no processo de criação de imagens mentais pela escuta, estudo de referências bibliográficas que pudessem nutrir as reflexões acerca da imaginação de escuta e a realização de duas composições eletroacústicas. A tomada de decisões do processo criativo baseou-se nas reflexões sobre a imaginação da escuta, sobretudo a partir do modelo quaternário para a escuta de música eletroacústica proposto por Kim (2010), cujos pólos são corpo, lugar, e suas negações, não-corpo e não-lugar. Foram elaboradas considerações sobre as características das obras compostas e sobre o processo criativo vivenciado, apoiadas nos trabalhos de Chaves (2010) e Salles (2009). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImaginaçãoEscutaOuvinte.pdf | 305.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License