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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26104
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0444-6256 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Contribuições de D. W. Winnicott para a formação em pediatria |
Autor: | Oliveira, Brenda Vitória de |
Primer orientador: | Ribeiro, Maria José |
Resumen: | Donald Woods Winnicott foi um médico pediatra e psicanalista inglês que, no exercício de sua profissão, teve contato com diversas crianças e pôde perceber a existência do adoecimento emocional precoce. Foi através dessa percepção que Winnicott desenvolveu sua teoria do amadurecimento pessoal, na qual teoriza a respeito do desenvolvimento emocional, considerando que é na infância que são instauradas as bases da saúde mental e que o corpo, a mente e a psique humana são indissociáveis. Pensando nisso, esse trabalho teve como objetivo refletir a respeito da importância de que a medicina pediátrica não se isente da responsabilidade para com a saúde mental na infância e investigar as contribuições de D. W. Winnicott para a formação de pediatras em se tratando de desenvolvimento emocional, uma vez que cabe a esses profissionais acompanhar e monitorar o desenvolvimento físico e psíquico das crianças. Para promover essa reflexão, foi feita uma revisão das obras do autor no intuito de procurar momentos em que Winnicott se dirige aos pediatras. Como resultado, apresenta-se um compilado de contribuições winnicottianas para a formação e o exercício da pediatria. Por fim, conclui-se que, no que tange à prevenção em saúde mental, é preciso investir na promoção de espaços de interlocução entre as áreas da psicologia infantil e da pediatria. |
Abstract: | Donald Woods Winnicott was a British pediatrician and psychoanalyst that had contact, within his profession, with many children and noted the existence of precocious emotional illness. Through that, Winnicott developed the personal maturation theory, witch theorizes about the emotional development, considering that it is in the childhood that the basis of mental health are established and that the human body, mind and psyche are inseparable. Considering that, this study had as objective, to reflect the importance of pediatric medicine’s not to exempt its responsibility with childhood’s mental health and to investigate Winnicott’s contributions to training new pediatricians about emotional development, given that it is up to them to follow through the child’s physical and psychic development. To promote this reflection, a review of this author’s work was made, in order to identify the passages where he addresses to pediatricians. As a result, a compilation of Winnicott’s contributions to the formation and practice of pediatrics are presented. Lastly, it is concluded that, when it comes to mental health prevention, investments in making room to an interlocution between child psychology and pediatrics are needed. |
Palabras clave: | Desenvolvimento emocional infantil Pediatria Psicanálise Saúde mental na infância |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | OLIVEIRA, Brenda Vitória. Contribuições de D. W. Winnicott para a formação em pediatria. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26104 |
Fecha de defensa: | 3-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
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