Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26014
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Frequência de enteroparasitos e comensais em crianças portadoras de necessidades especiais atendidas na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Uberlândia-MG no período de março de 2003 a março de 2004
Autor(es): Dias, Raquel Silva
Primeiro orientador: Costa, Idessania Nazareth da
Primeiro membro da banca: Ferreira, Frederico Rogério
Segundo membro da banca: Oliveira Jr, Silvio Divino de Oliveira
Resumo: As enteroparasitoses afetam mais de um bilhão de pessoas no mundo. constituem um dos principais fatores debilitantes da população, associando-se freqüentemente a quadros de diarréia crônica e desnutrição, comprometendo: por vezes. o desenvolvimento físico e intelectual, particularmente nas faixas etária mais jovens da população. Considerando a gravidade das infecções causadas por enteroparasitos, este trabalho objetivava determinar a freqüência de enteroparasitos e comensais nas crianças de zero a 15 anos de idade atendidas na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) no período de março de 2003 a março de 2004, bem como informar aos funcionários, participantes e responsáveis pelas crianças, sobre as noções básicas de educação sanitária. Dos 81 indivíduos cujas amostras foram analisadas 6 (7,41%) estavam positivos para enteroparasitos e comensais. Do total, 38 (46,91%) pertenciam ao sexo feminino e 43 (53.09%) ao sexo masculino. Foi encontrada maior positividade nos indivíduos de faixa etária de zero a cinco anos 5 (6.17%). Os parasitos encontrados foram ancilostomatídeos 5 (83,33%) e Entamoeba coli 1 (16.67%). O quadro clínico dos indivíduos cujas amostras foram positivas variavam: um caso de paralisia cerebral (16,67%), um de Lesão Encefálica Adquirida (16,67%), dois casos de Má Formação Congênita (33,33%) e dois casos de Mielomeningocele (33,33%). Outras pesquisas envolvendo crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, fazem-se necessárias para fornecer dados e gerar conhecimento sobre a ação desses enteroparasitos nessas visando um programa de educação continuada voltada para a prevenção e tratamento das infecções parasitárias.
Palavras-chave: Enteroparasitos
Comensais
Freqüência
Portadores de deficiência física
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DIAS, Raquel Silva. Frequência de enteroparasitos e comensais em crianças portadoras de necessidades especiais atendidas na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Uberlândia-MG no período de março de 2003 a março de 2004. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26014
Data de defesa: Jun-2004
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrequenciaEnteroparasitosComensais.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.