Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26011
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Modificações comportamentais em formigas carpinteiras Camponotus atriceps (Hymenoptera; Formicidae) sob os efeitos da serotonina
Autor: Marteleto, Patrícia Bonifácio
Primer orientador: Brandeburgo, Malcon Antônio Manfredi
Primer coorientador: Marcolino, Marcus Teixeira
Primer miembro de la banca: Paula, Cecília Lomônaco de
Resumen: Allogrooming, antenação e trofalaxia são importantes atos comportamentais de interação entre formigas, que lhes permitem reconhecer suas companheiras de colônia. O presente estudo procurou verificar modificações nas interações sociais de operárias Camponotus atriceps após a administração de serotonina. Este neurotransmissor é naturalmente encontrado na maioria dos organismos e, em altas concentrações, induz à anorexia. Operárias foram individualmente isoladas de seus ninhos, em placas de Petri, por dez dias, onde havia ou não alimento, e separadas em quatro lotes: controle, veículo, 750 ng e 7500 ng. As operárias destes três últimos lotes foram tratadas, respectivamente, com diluente de serotonina, 750 ng de serotonina e 7500 ng de serotonina uma hora antes do início dos testes. Cada formiga foi reunida com sua companheira de ninho, submetida à mesma condição alimentar e de tratamento As interações entre elas foram anotadas e estes dados foram submetidos à testes estatísticos e analisados. As freqüências das interações foram significativamente modificadas apenas no lote cujo tratamento foi de 7500 ng, sendo que o número de trofalaxás e de allogrooming diminuiu e o de antenações aumentou. Tais resultados indicaram que o reconhecimento entre companheiras de ninho é dificultado, quando submetidas à altas concentrações de serotonina.
Palabras clave: Camponotus turiceps
Serotonina
Reconhecimento
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARTELETO, Patrícia Bonifácio. Modificações comportamentais em formigas carpinteiras Camponotus atriceps (Hymenoptera; Formicidae) sob os efeitos da serotonina. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26011
Fecha de defensa: 1-dic-2004
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ModificacoesComportamentaisFormigas.pdf21.08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.