Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25987
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Frequência e abundância de atrópodos miméticos de Hymenoptera em uma área de cerrado de Uberlândia-MG
Autor: Garcia, Elisa Queiroz
Primer orientador: Del Claro, Kleber
Primer coorientador: Torres, Rodrigo Filipak
Primer miembro de la banca: Réu Júnior, Wilson Fernandes
Resumen: O mimetismo é um exemplo de evasão “a predação relacionado à coloração animal, onde um animal palatável (mímico) se assemelha a outro impalatável (modelo) enganando o predador. Este estudo buscou informações sobre relações miméticas no cerrado. Os objetivos principais foram: realizar um levantamento das espécies de artrópodos miméticos de Hymenoptera, quantificar e qualificar essas relações ao longo do ano e manter coleções dos animais coletados que serão depositados no Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBCUFU). Este estudo foi conduzido entre março de 2000 a março de 2001, na área de cerrado sentido restrito da Reserva Florestal do Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia. Foram coletados manualmente e através de rede entomológica, animais que estivessem relacionados à relação mimética e anotados o local, horário, ambiente, altura em relação ao substrato, características do dia, se o inseto era mímico e/ou modelo, se havia mímico ou modelo próximo e o comportamento do animal coletado, em um transecto de 1,5 km percorrido semanalmente. Foram coletados 465 artrópodos, dos quais 15,4% foram considerados miméticos e 63% modelos, destacando-se o Mimetismo Batesiano neste sistema. Encontrou-se lepidópteros Ctenuchidae, neurópteros Mantispidae e dípteros Syrphidae e Stratiomyidae mimetizando vespas Pompilidae, Sphecidae e Vespidae; dípteros Tabanidae, Tachinidae e Syrphidae mimetizando abelhas sociais e solitárias; e dípteros Ricardidae, aracnídeos Salticidae, Clubioniidae e Aphantochilidae, ninfas de mantódeos e de hemípteros se utilizando de formigas como modelos. Conclui-se que mimetismo pode representar um excelente exemplo da ação não-letal de um predador sobre as presas, na medida em que pode ser classificado como uma ação parasitária do mímico sobre o modelo.
Palabras clave: Mimetismo
Coloração animal
Ecologia comportamental
Artrópodos
Cerrado
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GARCIA, Elisa Queiroz. Frequência e abundância de atrópodos miméticos de Hymenoptera em uma área de cerrado de Uberlândia-MG. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25987
Fecha de defensa: 18-jun-2001
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FrequenciaAbundanciaArtropodos.pdf7.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.