Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25986
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fracionamento da peçonha da serpente Bothrops alternatus e determinação de suas atividades biológicas e enzimáticas
Autor(es): Baldo, Cristiani
Primeiro orientador: Oliveira, Fábio de
Primeiro membro da banca: Brandeburgo, Maria Inês Homsi
Segundo membro da banca: Hamaguchi, Amélia
Resumo: As serpentes pertencentes ao gênero Bothrops são encontradas em todo o território nacional, sendo responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos notiticados anualmente ao Ministério da Saúde. Os acidentes provocados por serpentes botrópicas caracterizam-se por efeitos locais e sistêmicos. A maioria das toxinas responsáveis por estes efeitos são enzimas que podem apresentar atividades proteolítica, hemorrágica, fosfolipásica A2, dentre outras. O presente trabalho teve como objetivo o fracionamento da peçonha bruta de Bothrops alternatus e delineamento das atividades proteolítica, hemorrágica e fosfolipásica A2 das frações obtidas. A peçonha bruta de B. alternatus foi submetida a uma única etapa cromatográfica utilizando-se as seguintes resinas de troca iônica : 1º - CM Sephadex C-25 (50 mg de peçonha bruta-PB, tampão acetato de amônio, 0.05 M, pH 5,0); 2º —DEAE Sephadex A—25 (100 mg de PB, tampão bicarbonato de amônio (AMBlC), 0,05M, pH 7,8); e 3º -DEAE Sephacel (200 mg de PB, tampão AMBIC,0,05 M, pH7,8). O primeiro fracionamento resultou em apenas um pico principal, com uma recuperação protéica final de somente 14,61%. No segundo e terceiro fracionamentos foram obtidas 8 frações, designadas de 01 a 08 e A1 a A8, com recuperação protéica de 26,5% e 50,31%, respectivamente. A atividade proteolítica foi realizada, utilizando o tibrinogênio bovino e a caseína como substratos. Nos dois últimos fracionamentos todas as frações obtidas apresentaram atividade proteolítica sobre o fibrinogênio bovino, exceto A7 e A8. A atividade caseinolítica também foi encontrada na maioria das frações, exceto em D7, A7 e A8. A presença de toxinas hemorrágicas foi verificada, por meio da inoculação subcutânea das amostras, no dorso de camundongos machos. Esta atividade foi evidenciada nas frações D4, D5, D7, A3, A4 e A7,onde as frações D5, D7 e A7 apresentaram halos hemorrágicos mais evidentes. A atividade PLAg foi determinada por titulação potenciométrica, utilizando como substrato emulsão aquosa de gema de ovo. A atividade PLAZ foi encontrada apenas na PB , estando ausente em todas as frações isoladas. Não foi realizada nenhuma atividade para as frações obtidas a partir do fracionamento com a resina CM Sephadex C-25. Os resultados obtidos neste trabalho nos permitiram verificar que a resina DEAE Sephacel é mais eficiente para separar os componentes da PB de B. alternatus. Também foi evidenciado que a PB de B. alternatus é muito rica em enzimas proteolíticas. No entanto, os fatores responsáveis pela ausência da atividade fosfolipásica A; não foram determinados, sendo necessário novos estudos visando a identificação das fosfolipases A2 ativas presentes na peçonha desta serpente.
Palavras-chave: Bothrops alternatus
Peçonha
Atividade biológica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BALDO,Cristiani. Fracionamento da peçonha da serpente Bothrops alternatus e determinação de suas atividades biológicas e enzimáticas. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25986
Data de defesa: 20-Jun-2001
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FracionamentoPeconhaSerpente.pdf7.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.