Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25985
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Biologia reprodutiva de Eriotheca (Bombacaceae) em cerrados e matas do Brasil Central
Autor(es): Rodrigues, Clesnan Mendes
Primeiro orientador: Oliveira, Paulo Eugênio Alves Macedo de
Primeiro coorientador: Oliveira, Renata Carmo
Primeiro membro da banca: Castro, Neuza Maria de
Resumo: O gênero Eriotheca (Bombacaceae) inclui 20 espécies sendo 3 delas presentes no bioma cerrado: Eriotheca pubescens Schott & Endl, uma espécie poliembriônica e provavelmente apomítica; Eriotheca gracilipes (K.Sch.) Robyns., sexuada e auto— incompatível e Eriotheca candolleana (K.Sch.) Robyns, espécie vicariante, em matas de galeria e ainda pouco estudada. O presente trabalho visou continuar a apomixia em E. pubescens e realizar um estudo comparativo da biologia reprodutiva destas espécies. Flores e frutos foram coletados de plantas em Uberlândia - MG e, em seguida, fixados em FAA 50, FAA MOD ou FPA, desidratados e incluídos em Paraplast. Os cortes obtidos foram corados em azul de astra e fuccina básica. Eriotheca pubescens apresenta embriologia, aparentemente, normal com a presença de um único saco embrionário e aparato oosfe'rico. Nesta espécie a poliembrionia é resultante da presença de embriões adventícios originados a partir do nucelo. Ocorre ainda a formação de um zigoto, que fica dormente até os 28 dias e depois origina um embrião sexuado. Os embriões adventícios surgem entre 32 e 40 dias após a polinização e se desenvolve mais rapidamente que os embriões sexuados. O número de embriões por semente varia significativamente, sendo maior, em frutos de árvores isoladas no campo, sem outro indivíduo da mesma espécie, e naqueles resultantes de polinização cruzada. Eriotheca gracilipes e Eriotheca candolleana formaram um único saco embrionário e um único embrião sexuado, sem evidências de poliembrionia. Em Eriotheca gracilipes não se evidenciou nenhum padrão diferencial de crescimento entre os óvulos após os diversos tratamentos de polinização controlada, que pudesse explicar a auto-esterilidade apresentada pela espécie
Palavras-chave: Eriotheca
Bombacaceae
Poliembrionia
Embriões adventícios
Sistema reprodutivo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Clesnan Mendes. Biologia reprodutiva de Eriotheca (Bombacaceae) em cerrados e matas do Brasil Central. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25985
Data de defesa: 13-Jun-2001
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiologiaReprodutivaEriotheca.pdf7.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.