Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
Author: Malvezzi, Cecília Mussa
First Advisor: Miyazaki, Vitor Koiti
Second member of the Committee: Oliveira Júnior, Antônio
Third member of the Committee: Rodrigues, Gustavo Barbosa
Summary: Com o avanço da técnica e das tecnologias, se tornou mais desafiador para as empresas aperfeiçoarem seus negócios e conquistarem mais clientes. A pesquisa de mercado vem como um auxílio às empresas para crescerem e desenvolverem estrategicamente no território. Além da pesquisa de mercado, o marketing, juntamente com suas variantes de trabalho, fazem com que a disputa empresarial se torne mais complexa. O geomarketing é uma pesquisa que permite uma análise espacial a partir da investigação de dados sociais, econômicos e demográficos, afim de que se entenda a dinâmica do local estudado e, a partir do diagnóstico, informar se é um bom local para a expansão de pontos de vendas, se é uma boa área para investir em um novo negócio e entre outras diversas aplicabilidades possíveis. Para realizar tal pesquisa, é necessário que haja a coleta e manipulação de dados que, em sua maioria, são oferecidas através de plataformas online, como aquelas disponibilizadas pelo IBGE, por exemplo. A partir disso, os dados são transpostos e trabalhados em SIGs para que facilite a observação da área de estudo a partir de mapas e outras formas de representação espaciais. Porém, é notável que pesquisas em torno do geomarketing ainda são pouco exploradas, principalmente no âmbito da ciência geográfica. Este trabalho visa realizar um ensaio teórico sobre o tema, levantando alguns questionamentos e mostrando a perspectiva geográfica sobre o geomarketing. Para enriquecer o trabalho, foi realizado um estágio na empresa Cognatis, onde foi possível observar como o geomarketing é posto em prática, além de obter experiência no ambiente empresarial e suas diferentes perspectivas através da multidisciplinariedade dos profissionais que atuam nesta área.
Keywords: Geomarketing
Estratégia de mercado
Pesquisa de mercado
Quantificação em geografia
Estágio na Cognatis
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961
Date of defense: 5-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeomarketingPerspectivaGeográfica.pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.