Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado.
Autor: Malvezzi, Cecília Mussa
Primer orientador: Miyazaki, Vitor Koiti
Segundo miembro de la banca: Oliveira Júnior, Antônio
Tercer miembro de la banca: Rodrigues, Gustavo Barbosa
Resumen: Com o avanço da técnica e das tecnologias, se tornou mais desafiador para as empresas aperfeiçoarem seus negócios e conquistarem mais clientes. A pesquisa de mercado vem como um auxílio às empresas para crescerem e desenvolverem estrategicamente no território. Além da pesquisa de mercado, o marketing, juntamente com suas variantes de trabalho, fazem com que a disputa empresarial se torne mais complexa. O geomarketing é uma pesquisa que permite uma análise espacial a partir da investigação de dados sociais, econômicos e demográficos, afim de que se entenda a dinâmica do local estudado e, a partir do diagnóstico, informar se é um bom local para a expansão de pontos de vendas, se é uma boa área para investir em um novo negócio e entre outras diversas aplicabilidades possíveis. Para realizar tal pesquisa, é necessário que haja a coleta e manipulação de dados que, em sua maioria, são oferecidas através de plataformas online, como aquelas disponibilizadas pelo IBGE, por exemplo. A partir disso, os dados são transpostos e trabalhados em SIGs para que facilite a observação da área de estudo a partir de mapas e outras formas de representação espaciais. Porém, é notável que pesquisas em torno do geomarketing ainda são pouco exploradas, principalmente no âmbito da ciência geográfica. Este trabalho visa realizar um ensaio teórico sobre o tema, levantando alguns questionamentos e mostrando a perspectiva geográfica sobre o geomarketing. Para enriquecer o trabalho, foi realizado um estágio na empresa Cognatis, onde foi possível observar como o geomarketing é posto em prática, além de obter experiência no ambiente empresarial e suas diferentes perspectivas através da multidisciplinariedade dos profissionais que atuam nesta área.
Palabras clave: Geomarketing
Estratégia de mercado
Pesquisa de mercado
Quantificação em geografia
Estágio na Cognatis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA ECONOMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MALVEZZI, Cecília Mussa. O Geomarketing na perspectiva geográfica: uma discussão sobre o tema a partir da experiência de estágio do bacharelado. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25961
Fecha de defensa: 5-jul-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
GeomarketingPerspectivaGeográfica.pdf1.79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.