Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25955
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Implicações da força de estabilizadores de joelho e quadril em mulheres com disfunção femoropatelar
Autor(es): Nascimento, Manoela Beatriz de Oliveira
Primeiro orientador: Felicio, Lilian Ramiro
Resumo: Disfunção femoropatelar (DFP) caracteriza-se por uma dor difusa na região anterior do joelho ou região peripatelar associada a realização de atividades, em que há aumento das forças compressivas na região femoropatelar. Frequentemente afeta jovens com idade entre 18-30 anos, ativos e do sexo feminino, sendo observadao na avaliação clínica redução da força na musculatura de quadrícpes e estabilizadores de quadril. Foram selecionados e avaliados 14 indivíduos sedentários do gênero feminino com DFP e 19 indivíduos saudáveis sem história de dor nos joelhos e de lesão osteomioarticular em membros inferiores. Foi mensurada a força dos seguintes grupos musculares: quadríceps, isquiotibiais, rotadores internos e externos de quadril, por meio de uma avaliação utilizando o dinamômetro isométrico manual. Além disso, foi aplicado o questionário “Anterior Knee Pain Scale (AKPS)”. Para a comparação entre os grupos, foi calculado a razão entre agonistas-antagonistas da coxa e quadril, a saber ísquiotibais/quadríceps e Rotadores laterais/mediais. A diferença de médias da população foi estatisticamente significante para razão RI/RE (0,05 < p) e pico de torque isométrico de isquiotibiais (0,05 < p) no grupo com DFP quando comparado ao grupo saudável. O grupo DFP apresentou redução na força de isquiotibiais e um desequilíbrio entre as atividades de rotadores mediais e laterais, quando comparado ao grupo sem dor.
Palavras-chave: Femoropatelar
Fisioterapia
Dor
Força
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Nascimento, Manoela Beatriz. Implicações da força de estabilizadores de joelho e quadril em mulheres com disfunção femoropatelar. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25955
Data de defesa: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImplicaçõesForçaEstabilizadores.pdf645.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.