Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25953
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Title: Avaliação da condição de saúde e funcionalidade de idosos participantes de um programa de treinamento funcional fisioterapêutico
Author: Rosa, Mariana Vieira
First Advisor: Piva, Ângelo Biagini
Summary: No cenário mundial, há uma transição demográfica demonstrada pelo aumento da população idosa, acompanhado pelo aumento da longevidade. A condição de saúde no envelhecimento é interferida pela capacidade física e estado de saúde mental. Quando há perdas físicas e funcionais, a mobilidade, a capacidade de realizar atividades de vida diária e a autonomia sofrem influências negativas e diminuem a qualidade de vida do idoso; e possivelmente repercutindo na saúde mental. Um contexto onde a saúde mental encontra-se prejudicada manifestações na participação social, relações interpessoais e atividades de vida diária são visíveis. A necessidade de uma pesquisa nesta área é dada pelo aumento da população senil e seu possível declínio da condição de saúde. As ferramentas de avaliação compõem um sistema de análise da condição de saúde, dimensionando as deficiências; e possibilitando a avaliação das possíveis intervenções em saúde e seus impactos. Dentre estas abordagens destaca-se o programa fisioterapêutico trabalhando a modalidade de treinamento funcional. As ferramentas de avaliação utilizadas neste estudo são: questionários WHODAS 2.0. (World Health Organization Disability Assessment Schedule), FES-I (Falls Efficacy Scale–International), GDS-15 (Geriatric Depression Scale), teste TUG (Time Up And Go) e força de preensão palmar. A amostra é composta por 30 participantes de um programa fisioterapêutico funcional na Organização Social Vida Plena. A amostra apresenta média de idade de 68.3 anos (mínimo de 55 e máximo de 81 anos), sendo 86,6% do gênero feminino. A maioria dos idosos é casada, 40%, 53,3% se autodeclaram de etnia, branca, enquanto 30% pardos e 16,6% negros. Resultados: Medianas - TUG: 8,92 segundos, GDS-15: 4,0 pontos, FES: 27 pontos, Whodas 2.0: 66%, média da FPP: 20.3 Kg/f. Sendo desta maneira, idosos participantes de um programa fisioterapêutico de treinamento funcional apresentam em sua avaliação resultados que caracterizam um bom desempenho funcional.
Keywords: Idoso
Elderly
Envelhecimento ativo
Active ageing
Qualidade de vida
Quality of life
Condição de saúde
Health condition
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ROSA, Mariana Vieira. Avaliação da condição de saúde e funcionalidade de idosos participantes de um programa de treinamento funcional fisioterapêutico. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25953
Date of defense: 14-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãoCondiçãoSaúde.pdf636.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons