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dc.creatorSilva, Dayane Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-07-10T22:13:52Z-
dc.date.available2019-07-10T22:13:52Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Dayane Rodrigues. Jovens em situação de privação de liberdade segundo dissertações de mestrado defendidas no Brasil (2007 - 2016). 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25910-
dc.description.abstractIn its chapter on socio-educational measures, the Statute of the Child and Adolescent (ECA) proposes the application of measures to adolescents who are responsible for offenses whose character must be educational and not punitive. The objective of this work was to map the CAPES database indexed dissertations on the deprivation of liberty of adolescents defended between 2007 and 2016. This research integrates a larger study that maps theses and dissertations present in the CAPES database from 1990 to 2016 and that identified 1133 dissertations defended in this period. In order to meet the proposed objective, 174 dissertations were selected that answered the research question: "What are the contributions of deprivation of liberty as a socio-educational measure for the development of young people in Brazil?". The socio-educational measure of deprivation of liberty has been approached in different fields of knowledge, with master programs being offered in universities in all regions of Brazil, with concentration in the southeast region. It was possible to perceive several problems in the execution of the socio-educational measure and that are in disagreement with the prescriptions of SINASE. In many cases, the punitive conception overlaps with the pedagogical aspect of the socio-educational measure, leading to an approximation between the socio-educational system and the prison system. It is important to emphasize the need for training courses for professionals working in the field of socio-educational measures.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectJovens em conflito com a leipt_BR
dc.subjectPrivação de liberdadept_BR
dc.subjectSocio-educational measurespt_BR
dc.subjectYoung peole in conflict whit the lawpt_BR
dc.subjectDeprivation of libertypt_BR
dc.titleJovens em situação de privação de liberdade segundo dissertações de mestrado defendidas no Brasil (2007 - 2016)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pegoraro, Renata Fabiana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823645280355146pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rafael Camilo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052097750097542pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm seu capítulo sobre medidas socioeducativas, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) propõe a aplicação de medidas a adolescentes autores de atos infracionais cujo caráter deve ser educativo e não punitivo. O objetivo deste trabalho foi mapear as dissertações indexadas na base CAPES sobre a privação de liberdade de adolescentes defendidas entre 2007 e 2016. Esta pesquisa integra um estudo de maior amplitude que mapeia teses e dissertações presentes na base CAPES de 1990 a 2016, e que identificou 1133 dissertações defendidas neste período. Para atender ao objetivo proposto, foram selecionadas 174 dissertações que respondiam ao problema de pesquisa: “Quais as contribuições da privação de liberdade como medida socioeducativa para o desenvolvimento de jovens no Brasil?”. A medida socioeducativa de privação de liberdade tem sido abordada em diferentes campos do conhecimento, sendo os programas de mestrado ofertados em universidades em todas as regiões do Brasil, com concentração na região sudeste. Foi possível perceber vários problemas na execução da medida socioeducativa e que estão em desacordo com as prescrições do SINASE. Em muitos casos, a concepção punitiva se sobrepõe ao aspecto pedagógico da medida socioeducativa, levando a uma aproximação entre o sistema socioeducativo e o sistema prisional. Destaca-se a necessidade de cursos de formação para os profissionais que atuam no âmbito das medidas socioeducativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode59370050-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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