Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25870
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Pediculose em crianças de creches e escolas públicas em Uberlândia-MG
Autor(es): Borges, Raquel
Primeiro orientador: Mendes, Júlio
Primeiro coorientador: Marçal Júnior, Oswaldo
Primeiro membro da banca: Machado, Maria Inês
Resumo: A pediculose é um dos grandes problemas da saúde pública, atingindo principalmente crianças em idade escolar. Propôs-se então, verificar a prevalência da pediculose em escolares de O a 14 anos de creches e escolas públicas de Uberlândia-MG; analisar o nível de conhecimento dos pais ou responsáveis pelas crianças sobre a epidemiologia e controle da pediculose, além de verificar a influência de alguns fatores associados a prevalência da pediculose. A metodologia utilizada foi o exame direto das cabeças, preenchimento de uma ficha individual e a aplicação de um questionário com questões referentes a epidemiologia e controle da pediculose, o qual foi dirigido aos pais ou responsáveis. Foram amostradas 360 crianças. Observou-se uma taxa de prevalência de 32%. Houve uma maior prevalência em crianças negras. A respeito da prevalência por sexo, notou-se uma maior prevalência nas meninas. A faixa etária mais acometida foi dos 6 a 12 anos de idade. Observou-se uma maior taxa de prevalência em crianças com cabelos crespos, longos, espessura grossa, alta densidade e cor escura. As informações obtidas nos questionários, mostram que 75% das crianças já tiveram piolho pelo menos uma vez. Quanto aos locais de transmissão, a maioria dos pais ou responsáveis responderam que ocorreram nas escolas ou creches. Entre os sinais e sintomas mais observados nas crianças, pelos pais ou responsáveis, coceira intensa na cabeça foi o mais citado, seguido de inquietação e baixo rendimento escolar, juntamente com perda de sono. O controle natural foi o mais utilizado pelos pais ou responsáveis, no combate à pediculose. Notou-se que grande parte dos pais tem conhecimentos básicos sobre a epidemiologia e controle da pediculose. No entanto, devido às características epidemiológicas desta parasitose, as medidas de controle implementadas por eles não têm se mostrado eficientes no controle destes ectoparasitos.
Palavras-chave: Pediculose
Crianças
Escolas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Raquel. Pediculose em crianças de creches e escolas públicas em Uberlândia-MG. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25870
Data de defesa: 8-Fev-1999
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PediculoseCriancasCreches.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.