Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25851
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ecologia comportamental da aranha semi-aquática Allocosa paraguayensis (Roewer, 1951; Araneae: Lycosidae): forrageamento e reprodução
Autor(es): Honório, Luana Cintra
Primeiro orientador: Del Claro, Kleber
Primeiro coorientador: Moreira, Vanessa Stefani Sul
Primeiro membro da banca: Lopes, Bruno de Sousa
Segundo membro da banca: Calixto, Eduardo Soares
Resumo: Aspectos comportamentais de forrageamento e reprodução são importantes para levantamento de informações de história de vida de aranhas. O estudo possui objetivo de descrever todas as etapas do comportamento reprodutivo da aranha semi-aquática Allocosa paraguayensis e também o modo de forrageamento dessa espécie que vive em ambiente de vereda, uma fitofisionomia do ambiente de Cerrado. Os indivíduos utilizados em testes de laboratório foram capturados em Vereda do Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia. Os resultados demonstram que A. paraguayensis caça ativamente na superfície da água, predominantemente insetos aquáticos e que depende da vegetação como substrato para capturar determinados tipos de presas. A corte realizada é por comunicação vibratória, que inclui sinais acústicos e sinais transmitidos através do substrato. O comportamento reprodutivo observado assemelha-se a outras espécies já descritas de licosídeos. Na cópula de A. paraguayensis foi verificado comportamento distinto de outros licosídeos estudados. A diferença ocorre principalmente quanto à forma de inserção do pedipalpo. Esse estudo foi importante para descoberta de informações de história de vida de A. paraguayensis, o primeiro Lycosidae a ser investigado comportamento de forrageamento e reprodução em ambiente semi-aquático.
Palavras-chave: Corte
Cópula
Presas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Maria Luiza. Ecologia comportamental da aranha semi-aquática Allocosa paraguayensis (Roewer, 1951; Araneae: Lycosidae): forrageamento e reprodução. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25851
Data de defesa: 28-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EcologiaComportamentalAranha.pdfTCC/PDF-A1.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.