Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25841
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1563-639X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O tema transversal saúde: saberes na formação inicial em matemática e biologia
Título(s) alternativo(s): The Health Cross-cutting Theme: knowledge in the graduation of Mathematics and Biology
Autor(es): Almeida, Viviane de Andrade Vieira
Primeiro orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Primeiro membro da banca: Trivizoli, Lucieli Maria
Segundo membro da banca: Carmo-Oliveira, Renata
Resumo: O presente trabalho, de cunho qualitativo, apresenta uma análise do lugar do Tema Transversal Saúde na formação inicial do professor de Biologia e de Matemática. Objetivou-se com esta pesquisa compreender se o Tema Transversal Saúde vem sendo trabalhado na formação inicial de biólogos e matemáticos e apresentar um produto educacional com a temática Saúde, incorporando assuntos trabalhados na Matemática e na Biologia. A partir das reflexões geradas, ao longo do desenvolvimento da pesquisa, elaborou-se o produto educacional Projeto de Ensino: Transversalidade, Matemática e Saúde, para ser desenvolvido em laboratório de ensino ou nas salas de aula da educação básica, a fim de auxiliar o trabalho tanto na formação inicial, quanto na formação continuada de professores, apontando sugestões de trabalho com o tema. A proposta de ensino sugere como espaço propício para aprendizagem os laboratórios de ensino ou mesmos as salas de aula da educação básica. A proposta pautou-se pela metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). A investigação fundamentou-se em autores que discutem ideias acerca da transversalidade e da formação de professores, considerando ainda documentos oficiais sobre a formação inicial de professores e uma revisão de literatura no banco de teses da CAPES. Para a coleta de dados, privilegiou-se como instrumento metodológico o questionário, cujos sujeitos de pesquisa foram licenciandos dos subprojetos Matemática e Biologia (2014 a 2017) do PIBID/UFU do campus Pontal na cidade de Ituiutaba-MG. Para a etapa de análise dos dados, utilizou-se o software NVIVO 11, que auxiliou na busca por categorias (nós). A pesquisa evidenciou que há uma lacuna na formação inicial de professores de Matemática e de Biologia, no que tange à discussão do Tema Transversal Saúde, e que os licenciandos reconhecem sua importância. Constatou-se que existem poucos materiais que apresentam propostas sobre esse tema e que o PIBID se apresenta como um espaço potencializador para que essa temática seja aplicada. Espera-se com este trabalho compreender a necessidade de inserir discussões a respeito do Tema Transversal Saúde, tanto na formação inicial de professores quanto na prática docente no contexto da educação básica.
Abstract: This qualitative study presents an analysis of the place of the Health Cross-cutting Theme in the initial formation of the Biology and Mathematics teacher. The objective of this research was to understand if the Health Cross-cutting Theme has been worked on the graduation of biologists and mathematicians and present an educational product with the Health theme incorporating subjects worked in Mathematics and Biology. From the reflections generated, throughout the development of the research, the educational product Education Project: Transversality, Mathematics and Health was developed, to be developed in teaching laboratory or in the basic education classrooms, in order to assist the work in both initial and continuing teacher training, pointing suggestions for working with the theme. The teaching proposal suggests as a suitable place for learning, the teaching laboratories or even in the basic education classrooms. The proposal was based on the methodology of Project Based Learning (PBL). The research was based on authors who discuss ideas about transversality and teacher graduation, also considering official documents about the graduation of teachers and a review of literature in the thesis bank of CAPES. For the data collection, the questionnaire was chosen as the methodological instrument, whose subjects were the students of the Mathematics and Biology participants of the PIBID subprojects (2014 to 2017), campus Pontal of the UFU in the Ituiutaba-MG. For the data analysis, the software NVIVO 11 was used, which aided the search by categories (nodes). The research evidenced that there is a problem in the graduation of Mathematics and Biology teachers, about the Health Cross-cutting Theme, and the students recognize its importance. It was verified that there are few materials that present a proposal about this subject and that the PIBID presents itself as a good space for this theme to be applied. It is hoped that this work will understand the need to insert discussions about the Health Crosscutting Theme, both in the graduation of teachers and in the teaching practice in the context of basic education.
Palavras-chave: Tema Transversal Saúde
Matemática
Biologia
Formação de professores
Transversalidade
Ciência - Estudo ensino
Health Cross-cutting Theme
Mathematics
Biology
Teacher training
Transversality
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: ALMEIDA, Viviane de Andrade Vieira. O Tema Transversal Saúde: saberes na formação inicial em Matemática e Biologia. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2049.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2049
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25841
Data de defesa: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TemaTransversalSaúde.pdf5.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons