Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Lorraine Katully Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-07-09T17:21:41Z-
dc.date.available2019-07-09T17:21:41Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationGomes, Lorraine Katully Gonçalves. A terceirização do processo de transporte em uma empresa do setor metal-mecânico. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25833-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTerceirização de transportespt_BR
dc.subjectOutsourcing of transportpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectOperador logísticopt_BR
dc.subjectLogistic operatorpt_BR
dc.titleA terceirização do processo de transporte em uma empresa do setor metal-mecânicopt_BR
dc.title.alternativeOutsourcing the transportation process in a metal-mechanic companypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Leonardo Caixeta de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796590Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, João Henrique Lopes-
dc.contributor.referee2Oliveira, Miriam Takimura-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é analisar a terceirização da área de transporte, visando compreender a percepção do gestor de uma empresa contratante do setor de manufatura de latas e embalagens de aço. Por meio de um estudo de caso, obtiveram-se os dados primários e os secundários. A relevância do estudo de caso se centra na sua contribuição ao conhecimento sobre estratégia e os mecanismos capazes de alavancar resultados dentro da organização na área de operações. Nesse sentido, foram avaliados os mecanismos de oportunismo, bem com as habilidades necessárias para o processo de terceirização. Concluiu-se que a percepção do gestor sobre a terceirização de processos ocorre com reconhecimento dos construtos de horizontalização e desenvolvimento de recursos, destacando-se os seguintes pontos: 1) analisar os custos inerentes aos processos de distribuição; 2) avaliar o nível de padronização das atividades de distribuição. Nesse caso, avaliaram-se os custos inerentes aos processos da área considerada e também as oportunidades da empresa em dar maior foco às atividades-chave do negócio. O estudo revela que pode haver um comportamento oportunista dos terceirizados, o que, por consequência, pode elevar os custos de transação. Nesse sentido, os contratantes estabeleceram mecanismos normativos, isto é, foram formalizados contratos, buscando reduzir os oportunismos de origem interna e externa. Como limitação do estudo, ressalta-se que este estudo trata de um caso único. o que não permite generalizações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode59328179-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TerceirizaçãoProcessoTransporte.pdf382.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons