Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25802
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Junqueira, Henrique César Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T17:12:13Z | - |
dc.date.available | 2019-07-08T17:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.citation | JUNQUEIRA, Henrique César Souza. As possibilidades do uso dos elementos, dinâmicas e mecanismos presentes nos jogos eletrônicos de entretenimento no plano de aula do professor. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25802 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos Eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Didático | pt_BR |
dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
dc.title | As possibilidades do uso dos elementos, dinâmicas e mecanismos presentes nos jogos eletrônicos de entretenimento no plano de aula do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Renata Carmo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9200145359223388 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.referee2 | Marques, Deividi Marcio | - |
dc.creator.Lattes | Não possui | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os jogos são considerados excelentes recursos didáticos para o processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, os jogos eletrônicos surgem com a evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e passam a ser de interesse nas pesquisas relacionadas à aprendizagem. Como jogador e professor de Ciências e Biologia em formação, me senti desafiado a identificar no Jogo eletrônico SPORE, elementos, mecanismos, e dinâmicas que despertam o interesse do público infanto-juvenil e que possam ser considerados, pelos professores, no planejamento da ação didático-pedagógica. A partir do estabelecimento de categorias e indicadores pedagógicos e técnicos foi elaborada uma ficha, baseada na apresentada por Vilarinho e Leite em 2015, para avaliar o potencial pedagógico de tal jogo. Os resultados de nossa análise revelaram que o SPORE apresenta uma linguagem simples e clara, possibilita ao professor abordar vários temas do conhecimento biológico e outros. Ainda revela elementos importantes para o planejamento de uma aula como: explorar o conhecimento prévio do estudante, confrontar tais conhecimentos e os aspectos fictícios de um jogo com conceitos, processos e fenômenos biológicos, levando o estudante ao aprendizado de maneira crítica e reflexiva. Além disso, promovem desafios, avaliam o progresso de seus jogadores, prendem a atenção dos estudantes, os motivam a desenvolver estratégias que solucionem problemas dentro do seu enredo e concedem uma autonomia. Os resultados desse trabalho mostram que estas possibilidades criadas pelo jogo raramente são oferecidas ao estudante na sala de aula, mesmo sendo importantes para o processo de ensino aprendizado, no entanto, quando reconhecidas pelo professor elas podem ser consideradas em seus planejamentos didáticos pedagógicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PossibilidadesUsoElementos.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License