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dc.creatorJunqueira, Henrique César Souza-
dc.date.accessioned2019-07-08T17:12:13Z-
dc.date.available2019-07-08T17:12:13Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationJUNQUEIRA, Henrique César Souza. As possibilidades do uso dos elementos, dinâmicas e mecanismos presentes nos jogos eletrônicos de entretenimento no plano de aula do professor. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25802-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectJogos Eletrônicospt_BR
dc.subjectPlanejamento Didáticopt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.titleAs possibilidades do uso dos elementos, dinâmicas e mecanismos presentes nos jogos eletrônicos de entretenimento no plano de aula do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee2Marques, Deividi Marcio-
dc.creator.LattesNão possuipt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs jogos são considerados excelentes recursos didáticos para o processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, os jogos eletrônicos surgem com a evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e passam a ser de interesse nas pesquisas relacionadas à aprendizagem. Como jogador e professor de Ciências e Biologia em formação, me senti desafiado a identificar no Jogo eletrônico SPORE, elementos, mecanismos, e dinâmicas que despertam o interesse do público infanto-juvenil e que possam ser considerados, pelos professores, no planejamento da ação didático-pedagógica. A partir do estabelecimento de categorias e indicadores pedagógicos e técnicos foi elaborada uma ficha, baseada na apresentada por Vilarinho e Leite em 2015, para avaliar o potencial pedagógico de tal jogo. Os resultados de nossa análise revelaram que o SPORE apresenta uma linguagem simples e clara, possibilita ao professor abordar vários temas do conhecimento biológico e outros. Ainda revela elementos importantes para o planejamento de uma aula como: explorar o conhecimento prévio do estudante, confrontar tais conhecimentos e os aspectos fictícios de um jogo com conceitos, processos e fenômenos biológicos, levando o estudante ao aprendizado de maneira crítica e reflexiva. Além disso, promovem desafios, avaliam o progresso de seus jogadores, prendem a atenção dos estudantes, os motivam a desenvolver estratégias que solucionem problemas dentro do seu enredo e concedem uma autonomia. Os resultados desse trabalho mostram que estas possibilidades criadas pelo jogo raramente são oferecidas ao estudante na sala de aula, mesmo sendo importantes para o processo de ensino aprendizado, no entanto, quando reconhecidas pelo professor elas podem ser consideradas em seus planejamentos didáticos pedagógicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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