Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25753
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estratégias de aprendizagem: um estudo com alunos do curso de ciências. |
Autor(es): | Borges, Maria Paula Oliveira |
Primeiro orientador: | Leal, Edvalda Araújo |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar quais são as estratégias de aprendizagem adotadas pelos estudantes de Ciências Contábeis no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa classifica-se como descritiva, pois tem o escopo de identificar as relações existentes entre o uso das estratégias de aprendizagem pelos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e seu desempenho acadêmico. Foram pesquisados 1.147 estudantes vinculados ao curso em instituições de ensino privado e público, localizadas na cidade de Uberlândia-MG. A pesquisa utilizou como instrumento de coleta dados um questionário estruturado em duas partes, baseando-se no instrumento proposto por Boruchovitch et al., (2006). Para analisar os dados foi utilizada a análise fatorial para agrupar as variáveis associadas entre si, relacionadas às estratégias de aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não utiliza as estratégias de aprendizagem, ou seja, falta ainda planejamento e organização com os estudos. O trabalho evidenciou também que a ausência do uso das estratégias de aprendizagem não se deve ao fato de os estudantes adotarem outros modos de distração, por exemplo, os meios externos ao objeto do estudo como assistir televisão, usar a internet, entre outros. Percebeu-se que falta aos alunos a escolha certa da estratégia de aprendizagem no decorrer da jornada acadêmica, o que pode afetar o seu desempenho acadêmico. |
Abstract: | This research aimed to identify which are the learning strategies adopted by Accounting students in the teaching-learning process. The research is classified as descriptive, since it has the scope to identify the existing relationships between the use of learning strategies by the students of the courses of Accounting Sciences and their academic performance. A total of 1,147 students enrolled in the course were studied in private and public institutions, located in the city of Uberlândia-MG. The research used a questionnaire structured in two parts, based on the instrument proposed by Boruchovitch et al., (2006). To analyze the data, factorial analysis was used to group the associated variables related to the learning strategies. It was verified that the majority of the students participating in the research did not use the learning strategies, that is, they still lack planning and organization with the studies. The study also showed that the absence of the use of learning strategies is not due to the fact that the students adopt other modes of distraction, for example, the external means to the object of the study as watching television, using the Internet, among others. It was noticed that students lack the right choice of learning strategy during the academic journey, which can affect their academic performance. |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Ausência de estratégias de aprendizagem Ciências Contábeis Learning strategies Absence of learning strategies Accounting |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | BORGES, Maria Paula Oliveira. Estratégias de Aprendizagem: um estudo com alunos do curso de ciências contábeis. 2017. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25753 |
Data de defesa: | 26-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstratégiasAprendizagemEstudo.pdf | 516.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.