Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25719
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tratamentos fisioterapêuticos abordados na síndrome de de Quervain: revisão da literatura
Título(s) alternativo(s): Physiotherapy treatments addressed in de Quervain's syndrome: literature review
Autor(es): Guimarães, Morisa Garcia
Primeiro orientador: Felicio, Lilian Ramiro
Segundo membro da banca: Santos, Julia Maria dos
Terceiro membro da banca: Silva, Natalia Camin
Resumo: Introdução: A doença de De Quervain (DQV) é uma síndrome dolorosa do primeiro compartimento dorsal do punho, onde se encontra os tendões do extensor curto do polegar (ECP) e abdutor longo do polegar (ALP). Os fatores de risco que envolvem essa disfunção são movimentos repetitivos, esforço manual vigoroso, postura incorreta de punho e mão, sendo a incidência dessa alteração de quatro a seis vezes maior em mulheres. O diagnóstico fisioterapêutico ocorre como consequência da dor provocada pelo teste de Finkelstein. O tratamento é prioritariamente conservador, sendo o tratamento fisioterapêutico, o mais indicado. Objetivo: Verificar os tratamentos fisioterapêuticos indicados para a DQV, e qual intervenção possui maior relevância clínica. Métodos: O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática, em que foi realizado uma busca eletrônica na base de dados Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e PubMed, nos quais foram selecionados artigos dentro do período de 2000 a 2019, no idioma inglês com as palavras-chaves: “quervain”, “physiotherapy”, “hand”, “exercise”, “rehabilitation”. Os critérios de inclusão foram: ensaio clinico randomizado [ECR]. intervenções fisioterapêuticas; técnicas e manejos conservadores para o tratamento da doença de De Quervain. Resultados: Foram encontrados na busca 741 artigos, retirados 336 duplicatas, com 24 artigos selecionados por títulos relacionados ao tema. Após a leitura dos resumos, 6 estudos foram incluídos nesta revisão. Todos os estudos receberam classificação de acordo com a PEDro. Conclusão: Pode-se concluir que os estudos sugerem que intervenção fisioterapêutica, uso de tala de polegar, e, injeção de corticosteroides se mostraram os tratamentos conservadores mais utilizados na prática clínica. Contudo, não é possível afirmar qual intervenção é a melhor.
Palavras-chave: Mão
Quervain
Reabilitação
Fisioterapia
Exercício
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GUIMARÃES, Morisa Garcia. Tratamentos fisioterapêuticos abordados na síndrome de De Quervain: Revisão da literatura. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25719
Data de defesa: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TratamentosFisioterapeuticosDequervain.pdf307.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.