Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25692
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A influência da predação no comportamento alimentar de Hyphessobrycon callistus Boulenger, 1900 (Pisces, Characidae)
Autor: Carvalho, Lucélia Nobre
Primer orientador: Del Claro, Kleber
Primer miembro de la banca: Marçal Júnior, Oswaldo
Segundo miembro de la banca: Rimoli, José
Resumen: A pressão de predação é uma força seletiva importante na escolha comportamental de muitas espécies de presas. Neste estudo, avaliou-se a ação de uma ave piscívora (Trigrisorna lineatum, socó-boi) sobre o comportamento alimentar de um peixe onívoro (Hyphessobrycon callistus Boulenger, 1900, mato-grosso). Foram utilizados dois aquários, de mesmas proporções, sendo que no primeiro foram colocados somente animais criados em laboratório e no segundo animais providos da natureza. Em ambos os aquários os peixes foram condicionados a alimentarem-se em comedouros presos na superfície. Foram oferecidos com alimento ração em flocos e ninfas de cupins. Os experimentos foram feitos em cinco etapas: ausência do predador, presença do predador (socó taxidermizado), predador em movimento, presença de um modelo do predador (forma semelhante) e a presença de uma forma diferente do predador (cilindro). Os seguintes dados eram anotados : tempo para a primeira investida ao comedouro (TP), tempo gasto para consumir o alimento (TF), número de investidas ao comedouro (NI) e número de visitas após o término do alimento (NV). As sessões de observações tinham o máximo de 20 min, com 20 repetições para cada tipo de alimento, totalizando 400 sessões com 133 horas de observações. Os resultados permitiram discutir que a presença do predador, na superfície da água, altera o comportamento alimentar do mato-grosso, inibindo sua alimentação. Peixes oriundos da natureza, que provavelmente já tiveram contato com o predador, evitam significativamente mais a superfície do aquário quando o predador está presente. Os peixes selvagens, assim como os de cativeiro diferenciaram a forma do socó taxidermizado de seu modelo. A movimentação do predador causou perturbação, tanto nos peixes selvagens quanto nos peixes de cativeiro. Uma forma diferente do predador causou um "estímulo super-normal" nos peixes da natureza, esta mesma forma não ocasionou mudanças comportamentais para os peixes de cativeiro. A coloração dos peixes tornou-se menos vistosa, em ambos os grupos de "mato-grosso", quando submetidos à presença de um predador de superfície. O presente estudo conclui ainda, que sob condições laboratoriais, a presença de um anteparo de coloração similar ao habitat de H. cailistus , mostrou-se a mais indicada para a redução de distúrbios comportamentais.
Palabras clave: Comportamento alimentar
Predação
Hyphessobrycon
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Lucélia Nobre. A influência da predação no comportamento alimentar de Hyphessobrycon callistus Boulenger, 1900 (Pisces, Characidae). 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25692
Fecha de defensa: 5-dic-1997
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InfluenciaPredacaoComportamento.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.