Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25647
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Fabrícia Borges | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T17:48:35Z | - |
dc.date.available | 2019-07-02T17:48:35Z | - |
dc.date.issued | 2003-12-18 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Fabrícia Borges. Conhecimentos e ações conscientes de estudantes do ensino médio frente a problemas ambientais. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25647 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ação educativa | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos e ações conscientes de estudantes do ensino médio frente a problemas ambientais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Paula, Cecilia Lomônaco de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6002812577975748 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Ana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2 | Fernandes, Elisabete Chirieleison | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é descrever como alunos do ensino médio se posicionam frente aos problemas ambientais, considerando a adequação de seus conhecimentos e as ações conscientemente praticadas para transformar seu estilo de vida. Através de um questionário foi feita uma análise qualiquantitativa para verificar os conhecimentos e grau de conscientização de alunos sobre o tema Educação Ambiental (EA). Foram entrevistados 60 alunos em cada Escola (José Ignácio e Anglo) ,nos três períodos e séries do Ensino Médio. Observou-se que: a grande maioria dos alunos entrevistados possuem a Concepção Naturalista de EA; os projetos de EA ocorrem esporadicamente e algumas vezes não são estendidos aos alunos de todos os turnos; cerca de metade dos alunos entrevistados não percebe sua responsabilidade sobre o impacto ambiental; poucas são as ações praticadas em prol da preservação ambiental. Com isso, podemos concluir que a educação para as escolas não está adequada e propõe-se uma ampla reformulação dos métodos e conteúdos da ação educativa, buscando a internalização de valores que façam crescer o sentimento de solidariedade e de responsabilidade social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConhecimentosAcoesConscientes.pdf | 4.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.